29/09/2017 - 17:49 - Atualizado em 02/10/2017 - 15:52

​1º de outubro — Dia Internacional do Idoso

Até 2050, o número de pessoas com 60 anos ou mais deverá alcançar dois bilhões em todo o mundo. No Brasil, estima-se uma população de aproximadamente 600 milhões de idosos


A longevidade deve ser encarada como uma conquista
e não como um peso para a sociedade


No próximo domingo, 1º de outubro, celebra-se o Dia Internacional do Idoso. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cerca de 600 milhões de pessoas com 60 anos ou mais em todo o mundo. Esse número dobrará até 2025 e chegará a dois bilhões em 2050, com a grande maioria das pessoas idosas nos países em desenvolvimento.

No Brasil, onde as estimativas apontam para uma população de 28 milhões de idosos, entre 2005 e 2015, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais passou de 9,8% para 14,3%. Os dados são do estudo “Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população brasileira 2016”.

Especialistas na área de Geriatria e Gerontologia advertem que a longevidade de uma pessoa deve ser encarada como uma conquista, e não como um peso para a sociedade. Dessa forma, sob a ótica da cidadania, o desafio das políticas públicas é garantir condições que promovam qualidade de vida nessa época tão especial da vida. Isso porque o envelhecimento é um processo progressivo e contínuo que promover diversas alterações bioquímicas e funcionais.

Existem diversas patologias que acometem os idosos, comprometendo aos poucos a execução de atividades diárias simples, com redução progressiva na autonomia e na adaptação natural ao meio que vivem.

Exames preventivos

Manter a qualidade de vida na terceira idade exige mudanças de hábitos e cuidados especiais, como realização de exames preventivos; seguir uma dieta saudável, rica em cálcio e em vitamina D (tomar banhos de sol é recomendável); fazer atividades físicas regulares, adequadas às condições particulares de saúde e votadas ao equilíbrio, à coordenação motora e à força muscular.

No dia a dia, uma das preocupações do idoso e seus familiares é adequar os espaços da casa para evitar quedas e outros acidentes, que podem ser evitados com medidas simples. Cada cômodo merece atenção especial.


Confira alguns cuidados que devem ser tomados para prevenir as quedas

No banheiro

  • Use tapetes emborrachados antiderrapantes;
  • Mantenha uma boa iluminação utilizando lâmpadas fluorescentes;
  • Utilize cores diferentes na parede e no piso, para facilitar o acesso ao vaso sanitário e à pia do banheiro;
  • Instale barras de apoio laterais e aumente a altura do assento sanitário; com adaptadores.

No quarto

  • Evite o uso de tapetes e não encerar o piso;
  • Use sapatos com solado antiderrapante;
  • Ajuste a altura da cama e optar por colchão firme;
  • Mantenha um abajur ou interruptor de luz próximo à cama.

Na sala

  • Deixe o caminho livre de fios e sem bagunça;
  • Dê preferência a sofás firmes e altos;
  • Utilize poltronas com braços.




Cuidado especial com as escadas

Para evitar fraturas e outros acidentes, recomenda-se utilizar na cozinha armários fixos e de fácil alcance. As escadas devem possuir corrimão nas laterais e estar livre de qualquer objeto.


Outra orientação é colocar fitas antiderrapantes nos degraus e iluminação na parte superior e inferior.



A data

O dia 1º de outubro foi instituído como “Dia Internacional do Idoso” por meio de resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) nº 45/106, de 14 de dezembro de 1990, e como “Dia Nacional do Idoso” pela Lei 11.433, de 28 de dezembro de 2006.

A data foi instituída para homenagear as pessoas idosas, comemorar suas conquistas, aumentar a consciência das mesmas para as questões do envelhecimento e conscientizar a sociedade sobre a importância da mudança de atitudes que promovam a valorização dos idosos no meio em que vivem.

Saiba mais: Conheça o Estatuto do Idoso

Leia tambèm: Senado aprova alteração do Estatuto do Idoso para dar preferência a octgenários


Por: Comunicação/Postal Saúde
Fontes:
Portal Brasil
Site: A terceira Idade
Foto: Banco de Imagens Stock Photos