Como solicitar o Reembolso Livre Escolha e Integral
Saiba tudo sobre reembolso e conheça a cartilha da Postal Saúde sobre o assunto
A Postal Saúde possui uma Cartilha com orientações que
permitem aos beneficiários solicitar o Reembolso Livre Escolha e Integral, conforme
o tipo de atendimento realizado, além da documentação obrigatória e os
conceitos importantes para entender as condições para realizar as solicitações.
Conheça os
tipos de solicitação de reembolso
Na Postal Saúde, existem duas modalidades de solicitação de
Reembolso: Livre Escolha e Integral. O reembolso será feito diretamente ao
Beneficiário Titular e estará condicionado à observância dos períodos de
carência, dos mecanismos de regulação e dos procedimentos cobertos pelo Plano
CorreiosSaúde II.
Reembolso Livre Escolha
O Reembolso Livre Escolha consiste na utilização de serviços
médicos e odontológicos cobertos pelo Plano CorreiosSaúde II, realizados por
intermédio da rede particular, não credenciada, por opção e conveniência. Nesse
tipo de reembolso, o beneficiário arcará com o pagamento das despesas, sendo o
valor ressarcido até o limite do valor constante na tabela de preços negociada,
vigente na Unidade Federativa onde foi realizada o atendimento e limitado ao
valor do recibo ou nota fiscal.
É importante lembrar que, nesse tipo de solicitação de
reembolso, o pagamento é parcial e o sistema indicará a incidência da
coparticipação, observando o tipo de atendimento.
Reembolso Integral
O Reembolso Integral existe para atender às Resoluções
Normativas RNº 259/2011 e nº 268/2011, da Agência Nacional de Saúde Suplementar
(ANS), que preveem a garantia de atendimento dos Beneficiários, quando
identificada a inexistência ou indisponibilidade de Prestadores para o
atendimento no município demandado, no município limítrofe, na região de saúde
ou fora da região de saúde.
Para ter acesso à Garantia do Atendimento, o Beneficiário
deverá acionar a Operadora por pelo da Central de Atendimento - 0800 888 8116 -
ou entrar em contato com a filial da Postal Saúde da sua localidade.
Para o Reembolso Integral, a Postal
Saúde deve ser acionada previamente à realização do tratamento para validação
dessa modalidade, em que o
Beneficiário realiza o pagamento das despesas autorizadas excepcionalmente ao
prestador não credenciado, sendo ressarcido posteriormente, conforme regras
definidas pela Postal Saúde.
Como
solicitar o reembolso
Para solicitar o reembolso, tanto na modalidade de Livre
Escolha como na Integral, o Beneficiário deverá preencher o formulário FOP 026
- Declaração para Reembolso de Despesas Médicas, disponível no site da Postal
Saúde – clique
aqui.
Tabela com Valores do Reembolso
Consulte a Tabela com os Valores do Reembolso
Como
enviar a documentação
Após preenchido, o formulário com a documentação
obrigatória poderá ser entregue ou encaminhado para Filial da Postal Saúde de
sua localidade, enviado por meio de correspondência para o endereço dessas
unidades ou por e-mail, com o número do telefone do beneficiário. Os endereços
das filiais da Postal Saúde estão disponíveis na página principal do site da
Operadora, na página Postal Saúde nos estados.
Clique
aqui para encontrar a filial da Postal Saúde mais próxima de sua localidade.
Observação: Antes de se dirigir a uma das unidades, consulte o funcionamento das filiais da Postal Saúde durante a pandemia.
Prazos
Conforme preveem as regras atuais, o pedido do reembolso
poderá ser feito em até 365 dias após a emissão do recibo ou da nota fiscal
referente ao atendimento prestado.
O valor do reembolso será creditado na conta corrente do
beneficiário titular, em até 30 dias corridos, a partir da entrega da
documentação completa. Por isso, é importante manter sempre os dados bancários
atualizados no cadastro da Postal Saúde.
Por: Comunicação/Postal Saúde