02/08/2018 - 09:00 - Atualizado em 02/08/2018 - 10:13

Mudanças de hábitos podem evitar doenças crônicas

Alimentar-se de forma equilibrada, evitar o sedentarismo, o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas contribuem para um estilo de vida saudável

O cuidado com a saúde deve focar no equilíbrio do indivíduo como um todo


A adoção de hábitos de vida saudáveis é fundamental para a prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas e deve ser estimulada desde a infância, devendo ser incorporada no nosso dia a dia, durante toda a vida. Na Postal Saúde, esse trabalho de conscientização é colocado em prática por meio do programa Saúde em Dia, voltado ao atendimento de beneficiários com histórico de doença crônica, ou com fatores de risco que possam desencadear alguma patologia.

As doenças crônicas geralmente se desenvolvem na idade adulta e precisam de um tratamento de longa duração, já que a maioria dos casos não tem cura. O avanço da idade e o sedentarismo são fatores que podem contribuir para o aparecimento de algumas delas, como por exemplo, a hipertensão. Exemplos de doenças crônicas não transmissíveis: asma, bronquite crônica/enfisema, hipertensão, osteoporose, Parkinson, diabetes, obesidade, entre outras.

Confirma as orientações do Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo, publicadas no blog Letra de Médico, da Revista Veja, sobre a prevenção dessas patologias:

1. Procure utilizar o mínimo de sal no preparo dos alimentos

2. Evite deixar o saleiro na mesa, assim você não adiciona mais sal na refeição

3. Para saber o conteúdo de sódio dos alimentos, fique atento ao rótulo!


4. Na hora de temperar os alimentos, prefira temperos naturais como alho, cebola, orégano e manjericão. Evite o uso de temperos industrializados, como caldos prontos e glutamato monossódico, pois costumam ter alta quantidade de sódio

5. Alimentos embutidos, enlatados, molhos prontos e carnes salgadas (como carne seca) devem ser evitados, devido a sua alta quantidade de sal e gordura

6. Consuma menor quantidade de gordura no dia a dia; dê preferência ao uso de óleos vegetais e consuma mais preparações cozidas, assadas e/ou grelhadas

7. Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e cigarros

8. Procure consumir pelo menos três porções de frutas e hortaliças por dia e dê preferência às versões integrais de alimentos como pães, cereais e massas

9. Procure um profissional capacitado para orientar a prática de atividades físicas, saiba que 30 minutos diários de caminhada já é uma importante ferramenta na prevenção

10. Mantenha seu peso saudável. O excesso de peso contribui para o desenvolvimento da hipertensão arterial



Fonte: Blog Letra de Médico e portal Diagnósticos do Brasil
Fotos: Stock Photos