21/11/2018 - 10:07 - Atualizado em 21/11/2018 - 14:07

Novembro azul: prevenção e promoção à saúde integral do homem

Além de conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, o Ministério da Saúde chama a atenção para os cuidados da saúde masculina como um todo



Novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. Saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes, hipertensão) entre outros pontos devem ser sempre observados pela população masculina.

Todos os anos, nesse período, 21 países, incluindo o Brasil, preparam campanhas sobre prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além de levar informações sobre a prevenção e promoção aos cuidados integrais com o cuidado da saúde masculina.

Entre as informações estão, por exemplo, dicas para manter alimentação saudável, evitar fumar e consumir bebicas alcoólicas, além de praticar atividades físicas. São atos simples que promovem o bem-estar e ajudam a manter mente e corpo em perfeito funcionamento, prevenindo doenças.

No Brasil, é tradição que prédios e monumentos históricos recebam iluminação azul nesta época do ano, fazendo menção ao Novembro Azul. O objetivo é chamar atenção para o movimento global, trazendo informações e conscientização sobre o que deve ser feito em prol da saúde do homem.

Exames básicos de rotina na prevenção e promoção da saúde do homem:

Pressão arterial;

Hemograma completo;

Exame de urina;

Exame de fezes;

Teste de glicemia;

Atualização da carteira vacinal;

Verificação do perímetro abdominal;

Teste de IMC.

Assista ao vídeo do Ministério da Saúde sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina

IMPORTANTE: Apesar de o Novembro Azul estar fortemente vinculado à prevenção do câncer de próstata, o Ministério da Saúde trabalha com uma visão bem mais ampliada e abrangente. A pasta aproveita a época para chamar atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os sentidos.

Fonte: Ministério da Saúde


Fotos: Stock Photos