22/08/2019 - 10:54 - Atualizado em 22/08/2019 - 11:00

Orientações aos beneficiários na hora de solicitar um atendimento de saúde




Quando o beneficiário necessita de atendimento de saúde, a primeira coisa que faz é buscar um profissional ou estabelecimento da rede credenciada da Postal Saúde. Chegando lá, o prestador verifica se o procedimento tem cobertura pelo plano de saúde e solicita à Operadora uma senha de autorização para realizar o atendimento (consulta, exame ou tratamento). E aguarda a análise do pedido pela Operadora.


No entanto, quando o pedido chega à Postal Saúde, nem sempre o prestador envia todos os dados e documentos necessários para que a análise seja feita de forma segura para a saúde do beneficiário.


Nesses casos, a Operadora informa ao prestador que a solicitação aguarda o envio de documentação para análise. Durante esse processo, o beneficiário pode acompanhar o “status” de sua solicitação.


Confira as orientações da Postal Saúde aos beneficiários na hora de buscar um atendimento de saúde e de como acompanhar o andamento do seu pedido:


  • Escolha o prestador de serviços (clínica, hospital, laboratório) onde você realizará o procedimento;
  • Verifique a data de validade do pedido médico, que não pode ultrapassar 30 dias da solicitação;
  • Compareça ao atendimento marcado de posse de CIB (Cartão de Identificação do beneficiário) e documento pessoal com foto;
  • É importante retirar os resultados dos exames e levá-los o quanto antes ao médico. Quanto mais tempo transcorrer entre a data do exame e o retorno à consulta, menos precisa será a avaliação médica;
  • Antes de deixar o consultório, verifique se o pedido de exame contém o nome e o CRM do profissional e a descrição do procedimento. Para exames mais complexos, é exigida a hipótese diagnóstica. A falta dessas informações impedirá a realização do serviço, pois o prestador necessita informar esses dados para realizar o atendimento;
  • Se a solicitação estiver aguardando análise da Postal Saúde, saiba que o status de sua senha pode ser consultado pelos seguintes meios:

    1. Presencialmente na Unidade de Representação Regional – URR

    Os contatos das filiais da Postal Saúde em sua região podem ser localizados acessando o site da Postal Saúde. Encontre a Postal Saúde nos estados. Ao acessar o link, clique no mapa ou na lista de estados para visualizar os dados.

    2. Site da Postal Saúde – Ambiente Minha Postal

    Outro canal que o operador pode informar ao beneficiário é o ambiente Minha Postal . Ao acessá-lo, informe seu CPF e a senha, que deverá ser criada no primeiro acesso.

    3. Aplicativo Mobile – Minha Postal

    Ao baixar gratuitamente o aplicativo no celular (disponível nas lojas do Google Play), o beneficiário terá acesso às informações sobre o status de sua solicitação, com uma vantagem: o aplicativo pode ser acessado de qualquer lugar.

Em caso de dúvidas, o beneficiário também pode ligar entrar em contato com a Central de Atendimento ao Beneficiário, pelo 0800 888 8116

Leia também outras matérias sobre seu plano de saúde:

Negativas de autorização:Por que ocorrem e o que fazer?

Ajude a fiscalizar seu plano de saúde

Como funciona a solicitação de diárias para internações

Ajude a fiscalizar seu plano de saúde

É preciso solicitar senhas para urgências e emergências?

Inclusão de filhos recém-nascidos, adotivos e novos cônjuges no CorreiosSaúdeII

Saiba como usar seu plano de saúde de forma consciente

Entenda como funciona a garantia de atendimento

Atendimentos de urgência e emergência são iguais?

Confira o prazo para incluir recém-nascido no plano

Saiba como fica o plano de saúde para quem aderiu ao PDV dos Correios

Conheça os canais de comunicação da Postal Saúde

Ouvidoria da Postal Saúde lança nova versão online

Conheça o seu plano: o que é uma glosa?


Por: Comunciação/Postal Saúde
Foto: Stock Photos