17/06/2019 - 16:21 - Atualizado em 19/06/2019 - 09:28

Postal Saúde se prepara para gestão de riscos

Conheça a Gerência de Compliance, Riscos e Controle Interno (GECRI)

Antes mesmo que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estimulasse a adoção de boas práticas de governança corporativa nos planos de saúde por meio da resolução nº 443/19, a Postal Saúde já estudava como criar uma área responsável pelo gerenciamento de riscos como parte do seu Planejamento Estratégico 2018-2020. Assim, a Operadora implantou a Gerência de Compliance, Riscos e Controle Interno (GECRI). A nova área iniciou as atividades em fevereiro deste ano e é responsável por conduzir as atividades de gerenciamento de riscos e controles internos da Operadora, das recomendações de auditoria dos Correios, da auditoria independente e do programa de integridade.

Criação da GECRI

A ideia da implantação da GECRI começou em dezembro de 2017. A partir de janeiro do ano seguinte foram iniciados os estudos para criar a gerência. Assim, a Postal Saúde começou a fazer benchmark - que é buscar as melhores práticas para uma determinada área - com outras empresas que já tinham gestão de riscos. Foram consultados, por exemplo, o Banco Cooperativo do Brasil S.A. (Bancoob), os Correios, a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Saúde).

A partir da troca de experiências com as diferentes entidades e estudos de leis e normas sobre o tema, foi possível encontrar as ferramentas mais adequadas para desenvolver a gerência. Assim, a GECRI iniciou suas atividades em janeiro de 2019 com uma equipe formada por profissionais generalistas das áreas de saúde, contábil e administrativa.

Próximos passos

Para que o processo de gerenciamento de riscos possa ser aplicado em todos os níveis da Postal Saúde - estratégico, tático e operacional e ser parte integrante dos processos – a gerência de riscos aprovará em junho de 2019 o normativo Manual de Gestão de Riscos e Controles Internos. Na próxima etapa, a GECRI vai trabalhar no desenvolvimento de documentos e do painel de gestão, que serão a base para a aplicação da metodologia de gerenciamento de riscos na operadora. Além disso, a gerência vai aplicar seu projeto piloto no processo de regulação, que envolve análises para autorização de procedimentos assistenciais com ou sem Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME).

Saiba mais

Compliance

O termo compliance vem do verbo inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, comando ou um pedido. Estar em compliance no ambiente corporativo significa atender a exigências e diretrizes estabelecidas em normativos internos, regulamentos e legislação na execução das atividades de um processo ou na conduta profissional.

Riscos

Fato que pode influenciar no alcance dos objetivos estratégicos de modo positivo, negativo ou ambos.

Gestão de Risco

Conjunto de ações conduzidas pelos órgãos de governança, administração e demais profissionais da operadora para o alcance dos objetivos estratégicos, eficiência nas operações e melhoria de desempenho dos processos, governança e reputação.

Gerenciamento de Risco

Processo cíclico, sistêmico e contínuo, que possibilita a identificação, avaliação, planejamento do tratamento e monitoramento de riscos, no sentido de fornecer segurança razoável ao atingimento dos objetivos da Operadora.

Controles internos

Conjunto de métodos e medidas coordenados, aplicados a uma empresa em forma de procedimentos, atividades, normas e objetivos que se efetivos, proporcionam maior confiança nas informações e proteção seus valores.


Por: Comunicação/Postal Saúde
Fonte:: Gerência de Compliance, Riscos e Controle Interno (GECRI)/Postal Saúde
Foto: Stock Photos