10/03/2019 - 17:00 - Atualizado em 11/03/2019 - 17:04

Posta Saúde aposta na prevenção e investe na saúde feminina

Indicadores apontam o sucesso do Programa Saúde da Mulher, cujo foco é a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, do colo do útero e das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)


Em 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da mulher. A data marca as celebrações em torno da conquista das mulheres por melhores condições de vida, saúde e trabalho. Nesse contexto, a Postal Saúde solidariza-se com as mulheres e lança um olhar diferenciado para o público feminino atendido pelos programas de saúde da Operadora — as empregadas dos Correios e suas dependentes, beneficiárias do plano de saúde, que têm à sua disposição um programa exclusivo para prevenção e cuidados com a saúde.


É o Programa Saúde da Mulher, lançado em 2018 em Brasília (DF), Florianópolis (SC) e Bauru (SP), com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama, do colo do útero e das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Atualmente, o programa atende a cerca de 350 mulheres, com idades entre 18 e 70 anos ou mais, que aceitaram agendar a consulta com a ginecologista para realizar os exames previstos no programa.

A diretora de Relacionamento com o Beneficiário da Postal Saúde, Daniela Borja, destaca a importância da adesão das empregadas dos Correios ao programa. “Por favor, atendam à ligação das clínicas conveniadas convidando vocês para marcar a consulta com o ginecologista e aderir ao programa”, incentiva a diretora.

Gratuidade do atendimento

Ela lembra que o Programa Saúde da Mulher tem dois grandes diferenciais. Além de focar na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças específicas do público feminino, as consultas e os exames feitos por meio do programa são totalmente gratuitos, sem coparticipação das despesas, para facilitar a adesão.

Indicadores positivos

Os indicadores apontam sucesso do programa: presença massiva na primeira consulta médica agendada pela clínica parceira, taxas elevadas de realização dos exames de mamografia e do Papanicolau solicitados pelo médico e encaminhamentos para tratamentos de outras doenças.

No Distrito Federal, por exemplo, todas as 294 beneficiárias inscritas no programa compareceram à consulta médica, quando são solicitados os exames preventivos. Destas, 164 são titulares do plano de saúde e 130 dependentes.

Outro indicador positivo é a taxa de 100% de realização das mamografias solicitadas pelo médico. O Papanicolau, exame de rotina da mulher para detectar o câncer de colo de útero, também alcançou uma excelente cobertura: 86 % de exames realizados.

O ponto forte do programa, portanto, é o foco na prevenção e o diagnóstico precoce, permitindo detectar a doença antes mesmo que ela se instale no organismo.


Caso necessário, a mulher é encaminhada para outras
especialidades médicas para tratar
alguma doença ou disfunção

Encaminhamentos

Os encaminhamentos para tratamento de outras doenças também fazem parte do protocolo de atendimento do Programa Saúde da Mulher. Caso necessário, a mulher é encaminhada para outras especialidades médicas para tratar alguma doença ou disfunção. Assim, o cuidado à saúde é feito de forma integral, sem focar apenas no atendimento ginecológico.

Em Brasília, desde que o programa foi lançado, em março de 2018, 108 mulheres foram encaminhadas para outras especialidades, como mastologia (quando é detectado nódulo mamário), endocrinologista (em caso de disfunções hormonais ou da tireoide), urologista (em caso de infeção do trato urinário), entre outras. Entre as patologias detectadas estão as infecções sexualmente transmissíveis, principalmente herpes, candidíase e tricomoníase.

No Distrito Federal, as cidades-satélites com maior número de inscritas são Ceilândia (59), Taguatinga (58), Águas Claras (40), Samambaia Sul (26), Guará (21), Riacho Fundo (19).


Conheça as clínicas parceiras

Clínica Caputo - Brasília (Distrito Federal)

Endereço: QS 01, Rua 210, Edifício Led Office – Salas 46/47 – Taguatinga (DF)

Telefone: (61) 3051-6262

Clínica FelizMed – Florianópolis (Santa Catarina)

Unidades de atendimento também nas localidades de São José, Navegantes, Balneário Camboriú e Itajaí.

Endereço: Rua São Jorge, nº 25, Florianópolis, Centro.

Telefone: (48) 3771-0400

Clínica CDA Medicina Diagnóstica – Bauru (São Paulo)

Endereço: Rua Antônio Alves, 17-38/17- 58 – Centro- Bauru-SP. O CDA atende pelo telefone (14) 3102-1300.

A Postal Saúde felicita as suas beneficiárias pelo Dia Internacional da Mulher!

Por: Comunicação/Postal Saúde
Fotos: Stock Fotos
Fonte: Gerência de Programas de Saúde/Postal Saúde