25/01/2019 - 18:37 - Atualizado em 25/01/2019 - 19:54

Postal Saúde comemora o aniversário dos Correios e Dia do Carteiro

Data relembra a criação do Correio-Mor no Brasil


Carteiros participam de evento alusivo ao seu dia, em Brasília

Todos os anos, os brasileiros comemoram, no dia 25 de janeiro, o aniversário dos Correios. Nesta data um profissional muito importante também é homenageado: o carteiro! É com muita satisfação que a Postal Saúde dá os parabéns para esse profissional amado pela população.

O Diretor-Presidente da Postal Saúde, Ariovaldo Câmara, envia sua mensagem para esses profissionais tão importantes para a Operadora: “O carteiro é o maior símbolo da eficiência dos Correios, é querido e amado em todos os lugares onde vai. Para nós, é um prazer cuidar da saúde de cada um de vocês, nossos amigos de todo o Brasil!”.

Vale destacar que Ariovaldo iniciou sua vida profissional nos Correios como carteiro, trabalhando na então Diretoria Regional de São Paulo Interior. “Foi um tempo de muito aprendizado, onde pude conhecer os Correios onde eles verdadeiramente acontecem: na rua. Tenho muitas saudades dessa fase da minha vida.”, relembra.

Sobre a data — A data resgata a memória da criação, em 25 de janeiro de 1663, do Correio-Mor no Brasil, cujo primeiro titular foi Luiz Gomes da Matta Neto, que já era o Correio-Mor do Reino, em Portugal.

No entanto, o serviço de carteiro, tal como é conhecido hoje, somente teve início no país, no período da Regência, no século XIX. O passo inicial para que isso ocorresse foi dado por Paulo Bregaro, considerado o primeiro carteiro do Brasil. O mensageiro entregou a D. Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822, correspondência da Imperatriz Leopoldina informando sobre novas exigências de Portugal. Ao recebê-la, às margens do Riacho do Ipiranga, D. Pedro reagiu às imposições da Corte e declarou no ato a Independência do Brasil, associando assim os Correios a um dos mais importantes momentos brasileiros. Por seu feito, Paulo Bregaro é o patrono da empresa.

Desde então, faça chuva, sol, calor ou frio, os cerca de 57 mil carteiros cruzam o país, de norte a sul. A pé, de bicicleta, carro ou barco, eles percorrem juntos, diariamente, quase 24 voltas completas ao redor da Terra, nos 5.570 municípios brasileiros.


Fonte: Comunicação Postal Saúde, Correios
Fotos: Divulgação Correios