25/01/2016 - 11:53 - Atualizado em 26/01/2016 - 15:22

Orientações sobre o processo de solicitação de OPME

Conforme descrito no Manual do Credenciado à POSTAL SAÚDE, órteses, próteses e materiais especiais (OPME) só podem ser utilizados mediante autorização prévia e formal pela Central de Autorização e Regulação (0800 881 8080), sempre em um prazo mínimo prévio de 21 dias úteis de antecedência ao evento eletivo ou a internação do paciente.

Nas situações de urgência e emergência, a comunicação do uso do material deverá ser feita sempre em até 3 dias subsequentes ao evento. Nos casos de emergência/urgência a relação de materiais de demais documentações deverá ser enviada com a justificativa da adoção da alternativa eleita para avaliação pela POSTAL SAÚDE. Nesses casos o prestador deverá encaminhar:

  • Cópia do relatório cirúrgico ou relatório similar, firmado por profissional responsável pelo ato cirúrgico, inclusive, com descrição das OPME’s utilizadas no procedimento.
  • Relação dos insumos tipo OPME utilizados no procedimento.