+ Conteúdo :: Notícias dos Correios

29/03/2018 - 11:55

Defesa animal é tema de selo dos Correios

A cachorra Manchita e gato Senhor Tapioca, ambos resgatados, homenageiam todos os animais ao estampar o selo


Os Correios lançaram, a emissão especial Defesa Animal, um reconhecimento ao movimento que luta para o efetivo cumprimento das leis, conscientização e educação em prol da vida animal. A cerimônia foi realizada no Senado Federal com a participação do presidente dos Correios, Guilherme Campos, do vice-presidente de Finanças e Controladoria, Carlos Roberto Fortner, e do senador Hélio José.

Há 40 anos a Declaração dos Direitos dos Animais proclamada pela Unesco é apoio jurídico para os países membros da Organização das Nações Unidas na criação de leis para a proteção animal. Os artigos estipulam, por exemplo, que todo animal tem direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem. Entretanto, a realidade é bem diferente. Estima-se que existam no Brasil 30 milhões de animais abandonados.

Uma vitória para a causa é o apoio do Ministério da Saúde ao financiamento dos “castramóveis”, unidades de controle de zoonoses para os municípios que vão evitar o extermínio cruel de milhares de cães e gatos. A presidente da Confederação Brasileira de Proteção Animal, Carolina Mourão, destaca o Projeto de Lei 3670/2015: “é o projeto que reconhece a natureza jurídica do animal como um ser, ele deixa de ser objeto. Essa é a razão dos grandes problemas que enfrentamos no Brasil”.

O presidente dos Correios, Guilherme Campos destacou o trabalho dos empregados nos centros de tratamento na identificação de remessas ilegais contendo animais. “Deve-se ressalvar a atividade invisível dos milhares de trabalhadores dos Correios espalhados pelo Brasil, em conjunto com os que defendem essa causa e tiveram a possibilidade de estar representados na filatelia em 2018. O que estamos fazendo hoje vai pra história filatélica dos Correios e mundial”.

Várias organizações engajadas na causa animal participaram das obliterações do selo. Uma oportunidade de reconhecer o esforço e o compromisso com os bichinhos.

Sobre o selo – A cachorra Manchita, de Goiás, e gato Senhor Tapioca, do Rio Grande Norte, ambos sem raça definida e resgatados, homenageiam todos os animais ao estampar o selo criado pela designer Marcela Tenório e pela ilustradora Carolina Spina. As palavras de amor, respeito e vida compõem a criação, significando os sentimentos de acolhimento e proteção dos animais domésticos.

Os selos custam R$ 1,85 cada e estão à venda nas agências dos Correios e na loja virtual no site www.correios.com.br.


Fonte: Blog dos Correios
Imagem: Divulgação/Blog dos Correios