Programa de Conservação da Voz



O que é o Programa de Conservação da Voz?

O Programa de Conservação da Voz (PCV) é o conjunto de atividades e avaliações com o objetivo de prevenir e detectar precocemente distúrbios relacionados ao uso contínuo da voz e, uma vez diagnosticada a doença, realizar o acompanhamento adequado e o encaminhamento para o tratamento específico.

Qual o público-alvo do programa?

O programa é voltado para os empregados ativos lotados na Central de Atendimento dos Correios (CAC) que exercem as funções de operador e supervisor de teleatendimento e que utilizam a voz, a audição e a estrutura fonoarticulatória profissionalmente, durante a jornada de trabalho.

Como o programa funciona?

O programa oferece atendimento especializado e continuado em fonoaudiologia, psicologia clínica, fisioterapia e clínica médica.

As atividades são realizadas por uma equipe multidisciplinar, no local de trabalho, conforme previsto na Norma Regulamentadora NR-17, Anexo II (do Ministério do Trabalho e Emprego) que trata da Ergonomia nas áreas de Teleatendimento e Telemarketing.

Quais os benefícios do programa?

Tanto os empregados quanto a empresa se beneficiam com os resultados do programa, que promove, entre outros pontos:

- Conscientização sobre o uso adequado da voz;
- Controle adequado da saúde;
- Redução do absenteísmo (ausência) no trabalho;
- Maior produtividade laboral;
- Melhoria da qualidade de vida.

Postal Saúde. Sua vida, nossa existência