10 dicas para usar seu plano de saúde de forma consciente  

A crise que afeta o segmento de saúde suplementar atinge em cheio as operadoras de autogestão em saúde, as únicas que não têm o lucro como objetivo.

Assim, fatores econômicos, como a inflação no setor de serviços de saúde e o consequente aumento no custo das despesas assistenciais, trazem reflexos diretos para a saúde financeira das operadoras, pondo em risco a sustentabilidade dos planos de saúde.

Por isso é importante que você, beneficiário, tome consciência sobre a importância do uso consciente do seu plano. Pequenas atitudes no dia a da podem contribuir para evitar desperdício dos recursos de saúde, trazendo economia para o seu bolso e para as contas da Operadora.

Confira as dicas que separamos para você:

1. Crie uma pasta com o seu histórico médico 

Separe uma pasta com suas receitas, exames e informações sobre tratamentos realizados. Isso facilita a avaliação do médico durante a consulta e, dependendo do caso, pode evitar o pedido de novos exames.

2. Assine a guia de consulta somente uma vez  

Quando for ao consultório médico, assine a guia de consulta somente uma vez e sempre confira a descrição do procedimento. Essa simples atitude pode evitar cobranças indevidas para a Postal Saúde e para você. Fique de olho!

3. Tenha um médico de sua confiança  

Marque uma consulta com ele quando for necessário. Se for o caso, ele indicará o especialista correto para tratar do seu problema. Assim, você otimiza seu tempo e evita gastos desnecessários indo para vários especialistas ao mesmo tempo.

4. Adote hábitos saudáveis  

Inclua na sua rotina atividades como: praticar exercícios físicos, não fumar, não beber, controlar o peso, dormir bem, curtir a família e os amigos, ter horas de lazer, cuidar da saúde mental, emocional e espiritual. Esses hábitos ajudarão a manter a saúde em dia.

5. Faça os exames preventivos  

Realize consultas eletivas e exames periódicos. A prevenção é a forma mais adequada para garantir a saúde, evitando internações e idas ao pronto-socorro. Para isso, a Postal Saúde oferece uma ampla rede credenciada com médicos e dentistas em várias especialidades.6. Se não puder comparecer à consulta médica, desmarque com antecedência  

Alguns prestadores podem cobrar pela sua falta. E essa ausência terá custos para você e para a Operadora. Esse é um gasto que pode ser facilmente evitado, além de demonstrar respeito com o profissional que irá atendê-lo.

7. Utilize o pronto-socorro somente em casos de urgência e emergência  

Se possível, procure falar antes com o seu médico de confiança. Ele vai dar a orientação correta para o seu problema, evitando idas desnecessárias ao pronto-socorro, quando o atendimento poderia ser eletivo, por exemplo.

8. Não empreste o seu cartão de identificação do beneficiário (CIB) para ninguém 

A carteirinha da Postal Saúde é um documento pessoal e intransferível. Nunca o empreste para outra pessoa.

9. Confira seu extrato de compartilhamento  

Confira sempre o extrato de compartilhamento de suas despesas médicas para verificar se os serviços cobrados foram os mesmos que você utilizou.

Para consultar o extrato, acesse o serviço Minha Postal.  A consulta pode ser feita também pelo celular, utilizando o APP da Postal Saúde, disponível gratuitamente nas lojas da Google Play (para androides) e Apple Store (para iPhones).

10.  Conheça os canais de comunicação da Postal Saúde   

Entrar em contato com a sua Operadora para solicitar informações, tirar dúvidas ou resolver algum problema é também uma forma de uso consciente do plano. Anote em sua agenda os principais canais de comunicação da Postal Saúde com os beneficiários:

  • Chatbot: (Atendimento on-line)postalsaude.com.br  (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h)
  • Central de Atendimento ao Beneficiário0800 888 8116
    (24 horas por dia, 7 dias por semana)
  • Filiais da Postal Saúde nos estadosEncontre sua Filial 
  • Central de Ouvidoria (canal de segunda instância)   

          3003-8339 – Para capitais e regiões metropolitanas(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

          0800 888 8120 – Para demais regiões(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

  • Central de Atendimento ao Deficiente Auditivo:

0800 888 8117
(24h por dia, 7 dias por semana).

Gostou das dicas? Contamos com você para, a partir do uso consciente do plano de saúde, contribuir com a sustentabilidade de sua Operadora.

Essa tomada de consciência nos ajudará a cuidar de você e de sua família por muitos e muitos anos!

Postal Saúde. Sua vida, nossa existência   


Por: Comunicação/Postal Saúde
Fotos: Dreamstime

Categories:

Tags: