Dando continuidade à campanha “Conheça Seu Plano“, a Postal Saúde traz o caso de uma beneficiária que utilizou a Estratégia Saúde & Família e os desdobramentos desse acompanhamento. Ela descobriu uma condição de saúde após o início dos atendimentos e começou o tratamento rapidamente.
Uma escuta atenta, com uma equipe médica competente, preocupada de verdade com a sua qualidade de vida. É assim que a beneficiária Kely Cristina Cintra Cavalcante, 47 anos, moradora de Brasília (DF), descreve o serviço de Atenção Primária à Saúde, conhecido como Estratégia Saúde & Família, oferecido pela Postal Saúde e presente na maioria dos estados brasileiros.
“É um serviço excelente, maravilhoso! O médico de família ouve atentamente as suas queixas, anota tudo no prontuário e mostra que se importa de fato com você”, afirma Kely.
Ela conta como sua qualidade de vida mudou desde que foi atendida pela equipe da Estratégia, em julho de 2022, em sua primeira consulta. Após realizar vários exames, foi diagnosticada com fibromialgia e iniciou o tratamento. Antes do diagnóstico, a beneficiária relata que era receitada com medicamentos para tendinite, bursite e enxaqueca, mas nada resolvia.
“Eu sentia dores pelo corpo todo, náuseas, dor de cabeça, dormia muito mal e os exames não acusavam nada. Já não sabia o que fazer, até que a médica da Estratégia Saúde & Família descartou outras enfermidades e iniciou o tratamento para fibromialgia. Agora durmo melhor e as dores reduziram”, relata Kely.
“Eu me senti aliviada, pois agora posso fazer o tratamento correto e melhorar minha qualidade de vida”, completa a beneficiária, que já integrou em sua rotina práticas de pilates e biodanza. “Quando por algum motivo não consigo fazer essas atividades, meu corpo já sente a diferença”, diz.
De fato, a mudança de hábitos, como o cuidado consigo mesmo e a prática de exercícios físicos aeróbicos, por exemplo, são fundamentais para o tratamento da fibromialgia, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia.
Cuidado estendido à família
Além de já sentir uma melhora significativa nos sintomas — pois a fibromialgia não tem cura, mas controle —, ela conta que a rotina da família também mudou, pois a filha de 16 anos foi encaminhada para terapia, com a psicóloga da Estratégia, e cinco meses depois recebeu alta.
“Esse cuidado foi muito importante para essa fase complicada da adolescência. Minha filha agora está menos ansiosa. Durante a terapia, ela me confidenciava o quanto era bom ter alguém para falar de tudo, sem reservas”, relembra Kely, que se orgulha de ter um excelente relacionamento com a filha.
Atendimento diferenciado
Entusiasmada com o serviço diferenciado, ela passou a incentivar os colegas de trabalho a se cadastrarem na Estratégia. “Vale muito a pena. Além do atendimento de qualidade, não tem coparticipação nos serviços realizados no âmbito da Estratégia”, comemora.
“Outra vantagem é a praticidade, pois as consultas e a terapia ocorrem no mesmo local. Já os exames foram feitos no laboratório Exame, que fica na 716 Sul, bem pertinho da clínica onde eu e minha família somos atendidos”, acrescenta a beneficiária.
Para ela, que também sofre de hipertensão arterial, faz muita diferença poder contar com um acompanhamento médico integral e contínuo. Periodicamente, a equipe faz uma ligação para saber como ela está se sentindo. “A próxima consulta já está agendada. O ambiente é muito acolhedor e eu me sinto mesmo cuidada. Recomendo para todos do plano de saúde”, conclui.
Sobre a Estratégia Saúde & Família
A Estratégia Saúde & Família é um serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) cuja essência é cuidar das pessoas, em vez de apenas tratar doenças ou condições específicas. Ou seja, o foco é a promoção da saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.
E quando a doença já está instalada, uma equipe multidisciplinar fará o acompanhamento necessário, levando em conta o estado clínico dos beneficiários e seus hábitos de vida. É o mesmo conceito utilizado pelo “médico de família”, muito utilizado nos países desenvolvidos. O relato da beneficiária Kelly Cavalcante ilustra bem como funciona esse modelo de atendimento
A eficiência do modelo de atenção primária à saúde, segundo a OPAS
Segundo a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), os serviços de saúde que levam em conta esse modelo podem resolver de 80% a 90% das necessidades de saúde de um indivíduo ao longo da vida.
Confira as vantagens de participar da Estratégia Saúde & Família:
- Foco no cuidado das pessoas e não apenas no tratamento das doenças ou de condições clínicas específicas;
- Atendimento sem coparticipação das despesas ou consultas médicas realizadas no âmbito da Estratégia;
- Ampla oferta de serviços voltados à promoção da saúde, à prevenção, ao tratamento e ao controle de doenças, bem como a cuidados específicos, conforme a condição clínica de cada um;
- Acompanhamento médico individualizado, sistemático e contínuo por uma equipe multidisciplinar formada por médico de família e comunidade, enfermeiro e técnico de enfermagem. Assim, você não precisará ir de médico em médico quando precisar de uma consulta;
- Suporte tanto da Postal Saúde quanto da empresa parceira para tirar dúvidas ou prestar alguma informação sobre os serviços prestados.
- Trata-se de um cuidado diferenciado oferecido no pacote de serviços do plano de saúde em vigor.
Viu só quantos benefícios? Faça como a beneficiária Kely Cristina Cintra Cavalcante e cadastre-se hoje mesmo na Estratégia Saúde & Família.
Conheça o funcionamento da Estratégia Saúde & Família em seu estado
Central de Atendimento ao Beneficiário
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento ao Beneficiário, pelo 0800 888 8116. O serviço é gratuito e funciona 24h por dia, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados.
Por: Gerência de Comunicação da Postal Saúde (GECOM)
Foto: GECOM