página principal > Notícias

Postal Saúde realiza 1º Encontro de Governança Corporativa

Dirigido aos gestores da Operadora, evento reuniu especialistas e principais autoridades do setor de saúde suplementar no Brasil

20 de julho de 2023 - Atualizado em 27 de julho de 2023

Nos dias 18 e 19 de julho, a Postal Saúde deu um passo à frente e realizou, em Brasília, seu 1º Encontro de Governança Corporativa. Direcionado aos gestores da Sede e das Filais de todo o país — e promovido pela Secretaria de Governança e pela Gerência de Estratégia e Inteligência Organizacional da Operadora —, o evento reuniu gerentes, diretores e conselheiros, além de especialistas, prestadores de serviço e principais autoridades do setor de saúde suplementar no Brasil.

Com o lema “Todos na mesma direção”, o Encontro, que aconteceu no B Hotel (Setor Hoteleiro Norte da capital do país), abordou temas cruciais ao aprimoramento da gestão corporativa e trouxe à tona novas perspectivas para a busca de soluções inovadoras que impactarão positivamente o futuro da Postal Saúde.

Elaborado com um formato leve e descontraído, o evento superou as expectativas. Além das palestras de alto nível, os participantes contaram com variadas dinâmicas de grupo, participaram de um “Estudo de Caso” e tiveram a oportunidade de lançar reflexões sobre os desafios, as oportunidades e o papel que a Operadora exerce no segmento brasileiro de autogestão em saúde.

Além dos gerentes e dos palestrantes convidados, participaram do evento: o presidente da Postal Saúde, Cristiano Sayão; a diretora de Produtos, Mercado e Relacionamento, Cleide Tavares; o diretor de Operações de Saúde, Ricardo Léda; os presidentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, Érico Jovino Sales e José Roberto Farias, respectivamente; o presidente da Agência de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello; o presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Breno de Figueiredo, e o presidente da Unidas (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde), Anderson Mendes.

 

Prioridades e desafios da Postal Saúde

 Em suas falas, todos foram enfáticos ao destacar que a governança é um pilar fundamental para a sustentabilidade de uma organização e que todos os stakeholders (partes envolvidas no processo) devem se unir para caminhar na mesma direção.

Durante a apresentação sobre os principais dados da Operadora, o presidente da Postal Saúde, Cristiano Sayão, lembrou que uma das prioridades de sua gestão é trazer de volta os empregados dos Correios que não conseguiram permanecer no plano de saúde.

“Temos uma super missão pela frente, que é trazer os carteiros de volta, trazer os aposentados de volta. É o nosso papel social. Mas para isso precisamos reduzir custos, melhorar o atendimento, incrementar a rede credenciada. A Postal Saúde é muito forte e nós temos condições de colocar a Operadora em outro patamar”, defendeu.

“Nós trabalhamos com pessoas e para as pessoas. E sem saúde as pessoas não conseguem ser felizes”, disse Sayão, trazendo à reflexão tanto os desafios futuros quanto o tom de humanização que deve prevalecer nas relações da Postal Saúde com beneficiários, parceiros e colaboradores.

 

Reconhecimento e valorização

 Ao responder como a Operadora pode se tornar referência no setor de saúde suplementar no Brasil, ele respondeu. “Oferecendo um serviço de qualidade para que os beneficiários possam, eles próprios, se orgulhar do plano de saúde”.

Segundo Cristiano Sayão, a Postal Saúde é muito forte e já tem prestígio e reconhecimento no mercado, mas o aprimoramento deve ser contínuo. “Reunir as principais autoridades de saúde suplementar do Brasil neste Encontro já é um indicador de que a Postal Saúde é respeitada e valorizada”, enfatizou.

 

Pensar “fora da caixa”

 “Temos um time fantástico, uma equipe comprometida e temos os Correios, nosso Mantenedor. Estamos aqui para fazer diferente, para pensar fora da caixa a apontar soluções. Precisamos alinhar o discurso para que possamos falar a mesma língua, em todas as áreas da Operadora e em todos os níveis hierárquicos”, defendeu Cristiano Sayão.

 

Todos na mesma direção  

 A mesma opinião foi defendida pelo presidente do Conselho Deliberativo, Érico Jovino Sales, empregado de carreira dos Correios. “Temos que remar juntos, com uma estratégia única para executar as metas e alcançar os objetivos”, afirmou, reforçando o apoio do órgão para as ações conjuntas de aprimoramento da gestão, objetivando a sustentabilidade do plano de saúde por longo tempo.

O apoio veio também do presidente do Conselho Fiscal, José Roberto Farias. Ele destacou a transparência das ações da Postal Saúde na atual gestão. “O Conselho Fiscal entra na governança não como “censor”, mas como partícipe. A Postal Saúde tem dado tranquilidade ao órgão, com seus relatórios periódicos de gestão. A transparência é tudo”, afirmou.

 

Desafios da saúde suplementar

 O presidente da ANS, Paulo Rebello, fez uma breve análise sobre os desafios do setor e reforçou que a tendência é todos caminharem na mesma direção em busca de soluções inovadoras.  “Os desafios são muito e ainda há muito para melhorar, mas a ANS e o setor como um todo estão com o olhar na mesma direção”.

Segundo ele, é preciso ajustar o atual modelo para corrigir as distorções e garantir a sustentabilidade das operadoras de planos de saúde e, ao mesmo tempo, oferecer atendimento de qualidade aos beneficiários.

 

Gargalos do setor

Entre os principais gargalos da saúde suplementar, ele citou o envelhecimento da população brasileira — em 2030, o Brasil terá mais pessoas com 50 anos, superando as faixas mais jovens — e a judicialização do setor, responsável pelo aumento da sinistralidade das operadoras de planos de saúde. Ele lembrou que o setor responde por 25% da assistência à saúde e contribui para não sobrecarregar o Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelos 75% restantes.
 

Importância da Atenção Primária à Saúde   

O presidente da Unidas, Anderson Mendes, destacou a importância da Atenção Primária à Saúde como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas e, ao mesmo tempo, reduzir os custos das operadoras com tratamento de doenças que poderiam ser evitadas.

“O grande foco deve ser fazer com que as pessoas tenham saúde por mais tempo. Segundo ele, é preciso investir em educação e comunicação para que as pessoas se conscientizem da importância de realizar exercícios físicos e adotar uma alimentação saudável como parâmetros de saúde.

 

Dificuldades das operadoras de planos de saúde  

Por sua vez, o presidente da Confederação Nacional de Saúde, Breno de Figueiredo Monteiro, falou sobre a preocupação em torno das dificuldades enfrentadas pelas operadoras de planos de saúde. “O número de glosas tem aumentado muito. Isso é sinal de que o sistema está com dificuldade de pagamento. 

 Ele informou que o setor de saúde suplementar emprega mais que os ramos da construção civil e do agronegócio. “São três milhões de famílias que dependem das políticas de saúde suplementar”, sublinhou, concluindo que o segmento precisa criar mecanismos para garantir a sustentabilidade no mercado.

 

Painéis    

Nos dois dias, os painéis abordaram os desafios e as tendências do setor de saúde suplementar e discutiram as perspectivas para o futuro da Postal Saúde.

A consultora Geovana Donella abordou o tema “Governança Corporativa”; os palestrantes Fanny Schuarz e Luiz Cláudio Pinho, da Symnetics, falaram sobre “Tendências do Mercado e Ambições do futuro”.  “Os Desafios da Saúde Suplementar no Brasil” foi o tema apresentado pelos presidentes da ANS, da CNSaúde e da Unidas, como já relatamos nessa matéria.

Já o papel dos Conselhos Deliberativo e Fiscal na gestão da Postal Saúde foi abordado pelos presidentes dos dois órgãos, Érico Jovino Sales e José Roberto Farias, respectivamente.

“A saúde do corpo começa na mente” foi tema da palestra ministrada pelo conselheiro fiscal José Luiz Cândido. E o Estudo de Caso “Gestão Populacional nos Planos de Assunto”, conduzido pelo atuário da Postal Saúde, Maickel Batista, também foi um dos destaques do 1º Encontro de Governança da Postal Saúde.

 

Planejamento Estratégico 2024-2028

A gerente em exercício de Estratégia e Inteligência Organizacional da Postal Saúde, Poliana Alves Barbosa — uma das organizadoras do evento — mostrou como os assuntos discutidos no 1º Encontro de Governança Corporativa serão refletidos na revisão do Planejamento Estratégico 2024-2028.

 

Desdobramentos 

Segundo os organizadores, o evento abriu caminho para uma gestão mais sólida, transparente e alinhada com as necessidades do setor e dos beneficiários. Os resultados certamente reverberarão no aprimoramento contínuo dos nossos serviços de saúde.

“O 1º Encontro de Governança da Postal Saúde representa um marco para a Operadora, pois proporcionou um espaço para alinhar estratégias, promover a transparência e fortalecer a eficiência dos processos internos”, avalia Simara Rodrigues, gerente da Secretaria de Governança da Postal Saúde.

Segundo ela, a iniciativa “foi essencial para estabelecer diretrizes sólidas, garantindo uma gestão responsável e sustentável, resultando em benefícios diretos para os beneficiários e aprimorando a qualidade dos serviços prestados pela empresa”. 

A Postal Saúde agradece a presença de todos os envolvidos nesse evento e se compromete a seguir trilhando o caminho da excelência e da governança corporativa, objetivando a sustentabilidade da Operadora, bem como a saúde, o bem-estar e a satisfação dos beneficiários.

Confira as fotos: 


Texto: Arlinda Carvalho (GECOM) 

Fotos: Filipe Rodrigues/Esdras Messias (GECOM)    

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.