Se você é beneficiário da Postal Saúde e deseja parar de fumar, a Operadora oferece uma excelente alternativa de atendimento. Trata-se do serviço de Atenção Primária à Saúde (APS), mais conhecido como Estratégia Saúde & Família. Ao se cadastrar na iniciativa, você será acompanhado por uma equipe especializada que cuidará do seu problema.
“Esse é um modelo de atendimento com foco na prevenção de doenças, no cuidado integral e na assistência contínua de sua saúde, ao longo da vida. É o mesmo conceito de atendimento feito pelo médico de família, sistema amplamente adotado nos países desenvolvidos”, explica o gerente de Atenção à Saúde da Postal Saúde, Raphael Rezende.
Além de cuidar da saúde de forma preventiva, o serviço permite mais economia para o seu bolso, uma vez que não há coparticipação para as atividades que integram o pacote de serviços da APS.
Clique no link abaixo para buscar o serviço em seu estado.
Saiba como funciona a Atenção Primária à Saúde – Estratégia Saúde & Família em seu estado
Caso em sua localidade ainda não esteja funcionando a Atenção Primária à Saúde – APS, a Postal Saúde adianta que já está trabalhando para ampliar o atendimento, de forma a contemplar todos os estados brasileiros.
Você sabia que o tabaco causa mais de 8 milhões de mortes por ano?
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Somente no Brasil, cerca de 160 mil pessoas morrem anualmente por causa do fumo; são 443 mortes por dia. Essa é a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.
Nesse contexto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, tem por objetivo sensibilizar a população sobre os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. A data foi instituída pela Lei nº 7.488/1.986.
Confira 10 razões para parar de fumar
Agora que você já foi apresentado à Atenção Primária à Saúde (APS) de sua Operadora, confira pelo menos dez razões para parar de fumar:
1.O tabaco causa mais de 20 tipos de câncer
O uso do tabaco é responsável por 25% de todas as mortes por câncer no mundo e a principal causa de câncer no pulmão. Além disso, fumantes correm maior risco de desenvolver os seguintes tipos de câncer: leucemia mieloide aguda, câncer nas cavidades nasais e paranasais, câncer colorretal, renal, hepático, de pâncreas, de estômago, de ovário, do trato urinário inferior (incluindo bexiga, ureter e pélvis renal); de boca, lábios, garganta (faringe e laringe), de esôfago (causados pelo tabaco sem fumaça), de mama e do colo do útero, entre outros.
2.O tabaco destrói o seu coração
Fumar apenas alguns cigarros por dia, ocasionalmente ou simplesmente estar exposto ao fumo passivo aumenta o risco de doenças cardíacas. Usuários do tabaco têm até duas vezes mais risco de derrame e quatro vezes mais risco de apresentar problemas do coração. A fumaça do tabaco danifica as artérias do coração, promovendo o acúmulo de placas e o desenvolvimento de coágulos sanguíneos que podem restringir o fluxo do sangue e provocar ataques cardíacos e derrames.
3.Fumantes possuem uma expectativa de vida de 10 anos menos
O tabaco afeta todo o organismo, pois a cada tragada de um cigarro são liberadas para o corpo toxinas e carcinógenos. Pelo menos 70 substâncias presentes no cigarro são conhecidas por causar câncer. O risco de desenvolver diabetes também é maior entre fumantes. Em resumo: fumar reduz em 10 anos a expectativa de vida de uma pessoa.
4.Fumar reduz a fertilidade e pode causar disfunção erétil
A dependência do tabaco diminui a contagem, a motilidade e a forma dos espermatozoides, aumentando a probabilidade de infertilidade entre os homens. O tabaco também pode causar disfunção erétil, pois restringe o fluxo sanguíneo para o pênis, impedindo a ereção. Nas mulheres, fumar aumenta a dificuldade de engravidar, a ocorrência de partos prematuros, de bebês com baixo peso ao nascer e de aborto espontâneo.
5.Todas as formas de tabaco são letais
Você sabia que o uso do narguilé é tão prejudicial quanto qualquer outra forma de tabaco? E que a nicotina presente no tabaco sem fumaça é mais facilmente absorvida pelo corpo do que a fumada, aumentando ainda mais a dependência? Quanto aos cigarros eletrônicos, eles também aumentam o risco de doenças cardíacas e pulmonares.
6.Crianças e adolescentes que usam cigarros eletrônicos correm mais risco de se tornarem adultos fumantes
Crianças e adolescentes que usam cigarros eletrônicos dobram as chances de se tornarem fumantes na vida adulta, pois a nicotina presente nesse tipo de cigarro é uma droga altamente viciante, que pode comprometer o desenvolvimento cerebral das crianças.
7.O uso de tabaco traz consequências sociais negativas
Você quer ser um bom exemplo para seus filhos, amigos e entes queridos? Pois saiba que o uso do tabaco pode afetar negativamente as interações e relacionamentos sociais. Parar de fumar também pode tornar você mais produtivo, com mais saúde e qualidade de vida.
8.Fumar é caro para você e para a economia global
Um estudo descobriu que a dependência do tabaco sobrecarrega a economia global com cerca de US$ 1,4 trilhão em custos de saúde, além de provocar perda de capital humano, devido a doenças e mortes causadas pelo fumo. Já para o fumante, o dinheiro gasto com cigarro poderia ser utilizado para atender às necessidades básicas da família, como alimentação, roupas, moradia, entre outras.
9.Ao comprar tabaco, você apoia financeiramente uma indústria que explora agricultores e crianças
Os agricultores que trabalham com o cultivo do tabaco estão expostos a problemas de saúde, em razão da nicotina presente na folha do produto, dos pesticidas utilizados e da poeira do tabaco. Em alguns países, a cultura do tabaco vale-se da exploração do trabalho infantil, afetando não apenas a saúde e o desenvolvimento da criança, mas também sua capacidade de frequentar a escola.
10.O tabaco polui o meio ambiente
Os 6 trilhões de cigarros fabricados anualmente produzem cerca de 300 bilhões de maços (com 20 cigarros cada). Bitucas de cigarro estão entre os resíduos mais descartados em todo o mundo e são o lixo mais comum coletado em praias e margens de fluviais. Quem paga para limpar os resíduos do tabaco não as empresas de tabaco, mas os governos e as autoridades locais. Portanto, parar de fumar além de proteger a sua saúde, traz muitos benefícios para o meio ambiente.
Leia também:
Por: Gerência de Comunicação da Postal Saúde
Fontes: Ministério da Saúde e Organização Pan-americana de Saúde
Foto: Banco de imagens 123rf
Arte: Cleiton Parente/Postal Saúde