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Postal Saúde orienta beneficiários sobre garantia de atendimento e reembolso integral

Antes de contratar um prestador por conta própria, é importante acionar a sua Operadora

29 de fevereiro de 2024 - Atualizado em 1 de março de 2024

Postal Saúde está comprometida em oferecer serviços de saúde de qualidade para atender os beneficiários em todo o país. Com o intuito de aprimorar o processo de solicitação de reembolso integral, a Operadora repassa para você, beneficiário, algumas orientações. Confira as informações e saiba como proceder:

Primeiramente é preciso entender que, com o intuito de garantir assistência médica em qualquer situação e localidade,  a legislação do setor prevê a garantia de atendimento, conforme a Resolução Normativa 566/2022, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A garantia de atendimento tem como objetivo fazer com que as operadoras de planos de saúde busquem alternativas para garantir que o atendimento solicitado pelo beneficiário seja realizado dentro dos prazos legais estabelecidos.

Para compreender melhor o funcionamento desse processo, vamos considerar o seguinte exemplo:

João, beneficiário da Postal Saúde, reside em Campinas (SP) e necessita se consultar com um neurologista. Após tentar agendar o atendimento com os prestadores da rede credenciada, sem sucesso, entrou em contato com a Central de Atendimento da Operadora, pelo 0800 888 8116 e solicitou a abertura de um processo de garantia de atendimento para a cidade de Campinas.

Para atender à demanda de João, a consulta precisa ser agendada preferencialmente em Campinas. Caso não haja prestadores disponíveis no município e o beneficiário não queira aguardar o prazo   para o atendimento, a Postal Saúde poderá indicar prestadores nos municípios vizinhos, como Paulínia, Jaguariúna, Hortolândia e outros da Região de Saúde.

Reembolso integral

Se não houver prestadores disponíveis em nenhuma dessas localidades, a Postal Saúde poderá autorizar que João solicite o reembolso integral.

Essa solicitação deve ser feita à Postal Saúde previamente, antes mesmo de João contratar o prestador de sua conveniência e pagar as despesas médicas do seu próprio bolso.

O valor pago por João será creditado em sua conta em até 30 dias após a entrega da documentação à Postal Saúde.

Alertamos que se a Postal Saúde não for consultada antes da realização do serviço de saúde, o beneficiário não terá direito ao reembolso integral.

Como solicitar o reembolso

O beneficiário pode solicitar o reembolso entrando em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone 0800 888 8116 ou comparecendo pessoalmente a uma filial da Postal Saúde. Será necessário preencher a Declaração para Reembolso de Despesas Médicas (FOP 026.11), disponível no site da Postal Saúde.

Se a solicitação for feita pela Central de Atendimento, o beneficiário receberá um e-mail com o número do protocolo e orientações de como enviar a documentação, conforme o formulário indicado.

Em caso de dúvidas, os beneficiários podem acionar a Central de Atendimento (0800 888 8116) ou a Filial do seu estado.

A Postal Saúde agradece a colaboração de todos os beneficiários para aprimorar esse processo.

 Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.


Por: Gerência de Comunicação da Postal Saúde
Foto: Banco de imagens Depositphotos