Tão importante quanto exercitar o corpo, é exercitar o cérebro. O renomado pesquisador e neurocientista americano Larry Katz denominou exercícios para o cérebro de “neuróbica”, em seu livro Mantenha seu cérebro vivo. Ele lista 83 exercícios para prevenir a perda de memória e aumentar a agilidade mental.

Segundo Larry, o declínio mental acontece quando esquecemos o nome de quem precisamos lembrar, uma reunião importante ou o título de um filme, por exemplo. Esses lapsos de memória começam a aparecer a partir dos 40 ou 50 anos, em alguns casos, até um pouco antes, aos 30 anos de idade.

O hábito de esquecer coisas em situações comuns no dia a dia pode desencadear a ansiedade em um grau leve, porém, capaz de deixar o indivíduo preocupado por não conseguir lembrar algo corriqueiro, explica o especialista. Ele ressalta também que este tipo de esquecimento não indica doença grave e que é possível impedir que eles aconteçam.

Grandes aliados do seu cérebro

Estudos científicos comprovam a atividade física como meio de manter a saúde do cérebro, sendo um elemento importante na prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas, àquelas que afetam o sistema nervoso central, a exemplo do Alzheimer, Parkinson e Esclerose Múltipla.

A saúde do nosso cérebro também está diretamente ligada às relações sociais que cultivamos ao longo da vida. Estresse constante, traumas, uso de substâncias maléficas são potenciais negativos capazes de prejudicar o cérebro.

Exercícios como meditação, respiração profunda e ioga, podem ajudar, sem esquecer da boa alimentação, é claro. Os alimentos ricos em vitamina B são ótimos para incrementar o cardápio e auxiliar o cérebro a se manter saudável, como grãos integrais, carne, peixe, leguminosas e ovos, entre outros.

Além disso, existem outras práticas de exercícios simples e divertidos como: fazer palavras cruzadas, assistir a filmes ou séries com a legenda em inglês, mudar o percurso que costumeiramente é feito até chegar ao trabalho, jogar xadrez e jogos digitais que desafiem o seu cérebro a pensar, desvendar ou memorizar algo. A prática regular desse tipo de tarefa fará com que sua mente permaneça ativa e mais saudável.

Exercitar o cérebro, tirá-lo da zona de conforto e desafiá-lo são ótimas oportunidades para melhorar a rotina e garantir o bem-estar.

Consulte os serviços da Postal Saúde para dar início aos cuidados com a saúde do seu cérebro ao realizar consultas e exames de rotina com profissionais da área. O cérebro é um órgão vital que requer cuidados contínuos.

Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.

Tags: