página principal > Dicas da Postal Saúde

Todo cuidado é necessário: siga as dicas para controlar o seu colesterol

As altas taxas de colesterol no sangue podem provocar doenças cardíacas

8 de agosto de 2024 - Atualizado em 9 de agosto de 2024

Você sabe como estão as suas taxas de colesterol? Se a sua resposta é não, a Postal Saúde recomenda agendamento de uma consulta médica e oferece uma série de cuidados que você pode tomar para o seu benefício. Isto porque aproveitamos o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto, para alertar todos os nossos beneficiários da importância de checar a saúde por meio de consultas regulares.  

Mas, afinal, o que é colesterol?  

É uma sustância fundamental do organismo, que opera para o seu bom funcionamento, compondo as estruturas das células dos órgãos tais como o coração, intestino, fígado, músculos, pele e o cérebro. Ele é responsável também pela formação de determinados hormônios e vitaminas.  

As altas taxas de colesterol no sangue podem provocar problemas cardíacos, gerando a obstrução das veias arteriais, provocando infartos e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). A explicação dessas variações se dá por fatores genéticos e/ou alimentares.  

Mocinho x Vilão  

Existem dois tipos de colesterol: o HDL (lipoproteína de baixa densidade) – considerado bom, ele trabalha contribuindo para a saúde pois carrega o colesterol dos tecidos do corpo para o fígado. Em seguida, é eliminado do organismo, por meio da bile, facilitando a limpeza das artérias. Já o LDL (lipoproteína de alta densidade), considerado como mau colesterol, tem efeito contrário ao processo anterior, pois leva o colesterol do fígado para os tecidos, impedindo a passagem nas artérias.  

Para prevenção da doença, vão aí algumas dicas importantes: 

Mude seus hábitos alimentares: alimentos ricos em gorduras trans e saturadas podem ser altamente prejudiciais para o seu colesterol. Opte por incluir nas refeições o abacate, uva, laranja, beterraba, azeite, morango, aveia, nozes, dentre outros.  

– Pratique atividade física: o hábito pode reduzir de 10% a 15% as taxas de colesterol no sangue, contribuindo de forma significativa no tratamento de controle das taxas.  

– Consulte o médico regularmente: faça exames de rotina para avaliação geral e minuciosa do seu organismo. Caso seja detectado aumento da taxa do seu colesterol, o cardiologista receitará a dieta e medicação adequada.

Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.