Nesta quinta-feira (12/9) o diretor-presidente da Postal Saúde, Eli Melo Jr. e o gerente executivo de Rede, João Moura, participaram do painel intitulado “Desafio da Saúde em um Cenário Consumerista”, durante o 3º fórum promovido pela Unidas, em Brasília.

Ao lado do presidente da entidade, Anderson Mendes, os gestores tiveram a oportunidade de debater as principais inovações do setor de saúde suplementar, em um encontro que antecede a 27ª edição do Congresso Internacional da Unidas.

No painel, o presidente da Postal Saúde abordou os desafios do setor de saúde suplementar. Segundo Eli Jr. em um ambiente consumerista, o custo e a acessibilidade, são fatores preponderantes. A crescente demanda por serviços personalizados de alta qualidade pressiona os planos de saúde a aumentar os preços, o que pode limitar o acesso para alguns grupos populacionais.

Para o presidente da Postal, o foco deve ser nos beneficiários e nas suas demandas em um cenário de alto consumismo. Pacientes desejam atendimento personalizado e eficaz. Para atender a essas expectativas, as operadoras precisam aprimorar serviços, investindo fortemente em tecnologia e formação profissional, de modo a otimizar os custos.

Outro aspecto que, tende a desestabilizar é a competição no setor de saúde suplementar. O segmento vem crescendo. A variedade de planos e benefícios oferecidos, como forma de atrair potenciais clientes, pode levar à fragmentação dos serviços. Dessa forma o cenário torna-se ainda mais desafiador no que tange a qualidade e o bom atendimento.

Quanto a sustentabilidade financeira, este é outro aspecto crucial no cenário consumerista. As operadoras de saúde precisam equilibrar a oferta de serviços personalizados e coberturas amplas com a manutenção de sua estabilidade financeira.

“Os desafios exigem um equilíbrio entre inovação e sustentabilidade, garantindo o atendimento ao consumidor sem afetar a economia do sistema de saúde suplementar”, pondera Eli Jr.

O gerente de rede da Postal, destacou que a cultura de consumo é uma realidade em todos os segmentos, para aplacar as incongruências deixadas por esta cultura, ele ressalta. “Em um sistema de mutualismo todos somos responsáveis pela sustentabilidade, garantido, portanto, qualidade de acesso para todos. A mudança de cultura começa hoje e agora, e nós, da Postal Saúde, estamos inovando no segmento, por meio da implementação gradual do modelo de Saúde Integrativa, com objetivo de obtermos um ecossistema equilibrado, sustentável e de extrema qualidade”, enfatizou João Moura. 

Da esquerda para a direita: Presidente da UNIDAS, Anderson Mendes ao seu lado o gerente de rede, João Moura e o diretor-presidente da Postal Saúde, Eli Melo Jr. (Foto: Reprodução)

Categories:

Tags: