Estamos no mês da campanha de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, e em alusão a ação, a Postal Saúde de Santa Catarina realizou na tarde desta quarta-feira (11/9) uma roda de conversa com os colaboradores para falar sobre depressão
 
Os dados são alarmantes! Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)no Brasil mais de 11 milhões de pessoas sofrem de depressão. A causa se dá por diversos fatores, o Ministério da Saúde explica que a doença pode ser desencadeada por transtornos psiquiátricos, estresse e ansiedade crônica, disfunções hormonais, dependência de drogas ilícitas, históricos familiares, conflitos conjugais, traumas, problemas financeiros, entre outros. 
 
Para discorrer sobre o tema, a Unidade de Atendimento Regional do estado convidou o médico de família, do ambulatório Centro Operacional e Administrativo (COA), Dr. Ronnie Vieira. O evento reuniu mais de 30 colaboradores e contou com a importante participação do subgerente de Recursos Humanos, Ronize Zenir Sagas.

(Foto: Postal Saúde - SC)

Especialistas levantam discussões em torno do ato suicida ser provocado em virtude de situações na rotina de trabalho ou no próprio ambiente corporativo. Por isso, a importância de falar sobre o assunto é cada vez mais urgente. A campanha é apenas mais uma janela de oportunidade para levar informações essenciais sobre o assunto, o qual deve ser abordado durante o ano todo! 

Na próxima quarta-feira (18/9), a unidade realizará segundo encontro para tratar sobre o tema “Depressão Infantil: o que os pais devem ficar atentos”. Será um momento reservado para o compartilhamento de experiências, respostas a possíveis questionamentos e muito conhecimento. 

Ação na Bahia 

Outra ação em alusão a campanha foi no Centro de Distribuição dos Correios, em São Cristóvão, nesta quinta-feira (12/9). A Unidade de Atendimento Regional da Bahia promoveu uma ação com carteiros da região para falar sobre saúde mental. Para dialogar sobre o tema, a unidade convidou a psicóloga Leila Macedo.  
Na ocasião, a especialista conscientizou os participantes da importância de encontros como este, onde os colaboradores dão uma pausa na rotina de trabalho para tratar de um assunto tão atual e necessário.  

“Falar sobre saúde mental tem sido uma pauta indispensável em nossos dias, portanto, este momento é uma oportunidade muito plausível que os Correios, juntamente com a Postal Saúde, estão proporcionando. É uma maneira eficaz de promover autocuidado, empatia e saúde emocional, seja em um ambiente de trabalho ou na sociedade como um todo”, sublinhou Leila.  

Deu abertura ao evento, a diretora-executiva e responsável técnica da Clínica Vila Serena – Assistente Social e Terapêutica, Moema Brito Raquelo.  

(Foto: Postal Saúde - BA)

Saiba mais!  


Clique aqui e assista ao podcast sobre Setembro Amarelo, produzido pela operadora. Acompanhe a Postal Saúde também pelas redes sociais! 

Categories:

Tags: