Dia Mundial da Alimentação: Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhor

Mundialmente milhares de pessoas sofrem com a fome, e este é um debate que precisa estar em constante evidência para busca de soluções que garantam que todos possam ter a dignidade de se alimentar de forma acessível e saudável. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), definiu o tema deste ano como o “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhor”.

O direito à alimentação está vinculado juridicamente no direito internacional, conforme o artigo 11 do Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC, 1966), ratificado por 171 países, incluindo o Brasil. Atualmente, 45 países já têm em sua constituição o direito a alimentação adequada.

No Brasil, foram mais de 24 milhões de brasileiros retirados da situação de fome nos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito para diminuir ainda mais os índices da escassez alimentar no país e no mundo. Segundo dados do SOFI 2024, cerca de 733 milhões de pessoas sofrem com a subalimentação, especialmente nas zonas rurais e a estimativa é de que até 2030 as metas globais de nutrição não tenham sido atingidas.

Outro desafio para melhora da qualidade dos alimentos está na contaminação, boa parte deles são contaminados por bactérias, vírus, parasitas, por toxinas ou ainda por produtos químicos. A variedade no prato da população também é outro agravante, em razão da exploração dos peixes e da extinção das raças de gados. Por fim, temos outra pauta importante em debate, a perda e o desperdício dos alimentos, que se dá desde a colheita até a venda no varejo.  

Mudar essa realidade requer a união de governos, setores privados, agricultores, sociedade civil e da própria população. O trabalho de conscientização é mútuo! Todos nós podemos contribuir.

Conte com o seu plano de saúde

A Postal Saúde incentiva a prática de hábitos alimentares saudáveis, e possui em sua rede credenciada parcerias de excelência para cuidar da alimentação dos seus mais de 200 mil beneficiários. Aproveite as vantagens do seu plano e aplique no seu dia a dia uma rotina alimentar mais saudável, com auxílio de um acompanhamento nutricional.

Saiba mais!

O Dia Mundial da Alimentação foi celebrado pela primeira vez em 1981, à ação reúne anualmente 150 países, se tornando uma das datas mais comemoradas no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU). A data tem a finalidade de promover reflexão e discussões sobre a fome, a pobreza global e adoção de novos hábitos alimentares.

Fonte: Ministério da Saúde 

Categories:

Tags: