Papo de Mulher: Postal Saúde reúne colaboradoras para um momento só delas

As colaboradoras da Postal Saúde tiveram uma manhã especial nesta quarta-feira (30/10). A operadora realizou um momento só para o público feminino, com objetivo de falar sobre a saúde física e emocional das mulheres, no encontro “Papo de Mulher”, em alusão à campanha Outubro Rosa. O evento aconteceu no Museu dos Correios, em Brasília/DF.

Para dar abertura ao bate-papo, a gerente de operações de saúde, Mariana Cilento, celebrou a presença de todas as participantes, destacando a importância da pausa nas atividades para tratar de assuntos tão pertinentes e necessários no que diz respeito ao bem-estar das mulheres.

“Não estamos aqui apenas para falar sobre o câncer de mama e da prevenção desta e outras doenças que acomete nós, mulheres. Estamos aqui para falar abertamente também sobre nós mesmas, este tempo é nosso e necessário”, enfatizou.

Para descontrair e relaxar, o professor de ioga e terapeuta da Saúde Clara, Fred, dirigiu uma aula muito agradável de automassagem, enfatizando que a prática de autocuidado tem que vir antes da doença.

Terapeuta Fred. (Foto: Postal Saúde/Filipe Rodrigues)
Na sequência, a médica de família, Karine Viveiros, e a psicóloga clínica, Izabela Henrique, foram convidadas para conduzir o diálogo sobre cuidados e prevenção ao câncer de mama e saúde mental das mulheres.

A Dra. Karine apontou os fatores de risco e as principais queixas a respeito da doença. A especialista conscientizou as participantes também a tomar a vacina contra HPV e a realizar exames de mamografia.

“A estimativa é de que em 2024 os casos de câncer de mama atinjam mais de 73,6 mil mulheres. Por isso, não tenham medo de se consultar. Quando a doença é descoberta precocemente, as chances de cura são de 95%”, alertou a médica.

Para falar sobre o emocional da mulher, a Dra. Izabel levantou diversas reflexões sobre alterações de humor, pressão social sobre a mulher, maternidade e dos sinais de alerta que o corpo dá para que ela receba cuidados o quanto antes.

“Um dos sinais são falhas na memória, pensamentos acelerados. A hora de dormir, o que era para ser um descanso, se torna um pavor, e tudo que antes tinha prazer em fazer… Outro fator é o aumento no tempo no uso do celular. Nós temos receio de ficar a sós com nossos pensamentos. Diariamente nosso cérebro recebe muitos estímulos com uso de telas: novelas, filmes, séries… Telas, telas, telas, o dia todo. Isso nos impede de apreciar o que de bom está ao nosso redor, de respirar, tomar um ar puro a céu aberto, em contato com a natureza. São exercícios mentais simples que estão se perdendo na sociedade contemporânea”, apontou.  

O bate-papo abriu a oportunidade para interação das colaboradoras, que, em cada oportunidade de fala, agregaram muito para o enriquecimento dos assuntos abordados.
Psicóloga Izabela Henrique e a Médica de Família Karine Viveiros. (Foto: Postal Saúde/Filipe Rodrigues)

Clínica Postal Saúde

Todos os profissionais de saúde que contribuíram para o evento da operadora foram cedidos pela Saúde Clara, uma parceira da Postal Saúde. A Clínica Postal oferece atendimentos de diversas especialidades, dentre elas, as que foram disponibilizadas durante a ação. Atualmente, os atendimentos da clínica estão disponíveis apenas para beneficiários do Distrito Federal.

Categories:

Tags: