Dia Nacional de Combate ao Câncer: um diálogo necessário
O dia 27 de novembro é marcado por um debate essencial para a sociedade brasileira: o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Essa doença representa a segunda maior causa de mortes no Brasil e no mundo, evidenciando sua gravidade e impacto.
O enfrentamento do câncer é um processo desafiador que começa com o diagnóstico e se estende por todas as etapas do tratamento. Por isso, a data tem como objetivo não apenas conscientizar a população sobre a importância da prevenção, mas também oferecer apoio e acolhimento às pessoas que estão em tratamento, reforçando a necessidade de empatia e solidariedade diante dessa luta.
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer é uma doença que inclui mais de 100 tipos diferentes de doenças classificadas como malignas, ou seja, àquelas que possuem um crescimento desordenado de células, podendo afetar tecidos próximos ou órgãos distantes.
Estas células são caracterizadas por um comportamento desordenado e agressivo, desencadeando a formação de tumores, que podem se espalhar por outras partes do corpo, estágio da doença mais conhecido como metástase.
As causas que levam o indivíduo a contrair o câncer são diversas, considerando o estilo de vida, fatores genéticos, má alimentação, contato com produtos químicos, entre outros. Embora a doença tenha avançado nos últimos anos, a boa notícia é que o índice de cura teve um aumento significativo. Para o aumento dos casos de cura, os médicos recomendam, além da adoção de hábitos de vida mais saudável, o diagnóstico feito precocemente.
A Postal Saúde disponibiliza serviços que atuam para o cuidado e prevenção de várias doenças, incentivando e conscientizando os beneficiários a buscarem por mais qualidade de vida. Aproveite as vantagens do seu plano, consulte a rede credenciada da operadora e busque orientações de um profissional para realização de consultas e exames regulares.