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Postal Saúde lança serviço de teleconsulta 24 horas em todo o Brasil para ajudar no combate à pandemia

Serviço estará disponível de 1º de julho a 24 de agosto, podendo ser estendido por mais tempo, se necessário

1 de julho de 2020 - Atualizado em 25 de fevereiro de 2021

 

Com o intuito de evitar idas frequentes aos hospitaisdurante a pandemia e oferecer ao beneficiário orientações de saúde seguras, a Postal Saúde lança em todo o Brasil, a partir desta quarta-feira (1º de julho), o serviço Postal Teleconsulta 24 horas, uma plataforma de consultas médicas e orientações de saúde virtuais, por meio de videochamadas, ligações telefônicas e acesso via link, pela internet. O serviço funcionará pelo número 3003-0457 todos os dias da semana, inclusive nos domingos e feriados.

Além da facilidade do teleatendimento, o beneficiário poderá acionar o serviço on-line, pelo link tiny.cc//postalteleconsulta. Outra novidade é que os médicos poderão emitir receituários até mesmo de controle especial, contendo assinatura digital com certificação.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Postal Saúde, a Unidas Autogestão em Saúde e a Amparo Tech. O contrato com a Unidas terá vigência até 24 de agosto/2020, mas poderá ser renovado, caso necessário, a depender da evolução da pandemia. Uma das vantagens dessa parceria é o custo do atendimento, cerca de 30% abaixo do valor cobrado nas consultas presenciais.

Equipe médica

O atendimento será feito por uma por uma equipe médica multidisciplinar formada por médicos de família, enfermeiros, psicólogos e técnicos de enfermagem.

“A presença de profissionais altamente qualificados permite, tanto na primeira avaliação quanto no acompanhamento posterior, encaminhar para os hospitais somente os beneficiários com sintomas mais graves da Covid-19 ou aqueles que, por outro motivo de saúde, necessitem de atendimento de urgência ou emergência”, explica o gerente de Rede de Atendimento da Postal Saúde, Tiago Acioly Cabral.

Como funciona

Ao acionar o 3003-0457 do Postal Teleconsulta 24 horas, o beneficiário titular ou dependente do plano de saúde deverá informar o número do CPF. Uma vez comprovada a identificação, ele
responderá a um questionário informatizado sobre seu estado de saúde, se tem ou não sintomas do novo coronavírus ou outras queixas. A partir dos dados registrados, a equipe fará uma triagem e agendará uma consulta com o médico de família.

Em caso de sintomas suspeitos de Covid-19, o profissional poderá assinar um pedido solicitando a realização do teste de detecção da Covid-19 e recomendar o isolamento domiciliar por 14 dias. Nesse ínterim, o beneficiário será acompanhado a distância pela equipe médica.

Orientações de saúde com segurança

“Após o primeiro atendimento, a equipe médica dará os encaminhamentos necessários e fará o acompanhamento dos grupos de risco para a Covid-19 e daqueles cuja condição de saúde exige cuidados especiais, mas não necessitam, naquele momento, cuidado hospitalar”, explica Tiago Acioly.

Além disso, as informações clínicas do paciente ficam registradas no sistema. Assim, da próxima vez que ele ligar ou acionar o serviço pelo link tiny.cc//postalteleconsulta, a equipe terá acesso ao prontuário eletrônico, com o histórico do paciente.

Mais tranquilidade para quem está em casa

Na avaliação do CEO da Amparo Tech, Emílio Puschmann, o Postal Teleconsulta 24 horas trará mais tranquilidade ao beneficiário nesse período de isolamento social, quando houve um grande aumento de casos de ansiedade e depressão.

“Nesse cenário de medos, dúvidas e falta de convívio social, a telemedicina é uma ferramenta importante para controlar a disseminação do novo coronavírus no Brasil e mitigar os seus danos”.

Ele lembra que o excesso de informação e as fake news sobre a doença aumentam a insegurança, a preocupação e o medo. “Com o Postal Teleconsulta 24 horas, os beneficiários poderão se consultar com um médico e receber orientações seguras de saúde, o que repercutirá positivamente também em seus estados emocionais”, destaca o CEO.

“Além disso, os casos mais graves serão encaminhados ao hospital, trazendo mais segurança para todos da família e do entorno do paciente”, conclui.

Conselho Federal de Medicina

Em março deste ano, o Conselho Federal de Medicina aprovou a prática da telemedicina, em regime excepcional durante a pandemia, por considerar um método eficaz no enfrentamento da Covid-19 e fundamental para proteger a saúde dos profissionais e do paciente.

Serviço:

Postal Teleconsulta 24 horas – 30030457 – (videochamada ou ligação telefônica) tiny.cc//postalteleconsulta (link via internet)

Atendimento: 24 horas, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados


Por: Comunicação/Postal Saúde
Foto: 123 RF