página principal > Dicas da Postal Saúde

​Quais são as doenças respiratórias?

Conheça as características e os sintomas das principais enfermidades do sistema respiratório, cuja preexistência pode agravar o quadro da covid-19

11 de agosto de 2020 - Atualizado em 25 de fevereiro de 2021

Apesar de causar muito desconforto, como congestionamento nasal e dificuldade para respirar durantes as crises, rinite e sinusite, por exemplo, não são consideradas doenças respiratórias. Confira os nomes e os sintomas das principais enfermidades do sistema respiratório, cuja preexistência pode agravar o quadro da covid-19.

Lembramos que a rede credenciada da Postal Saúde possui um amplo número de profissionais e serviços especializados em todo o país para diagnóstico e tratamento dessas enfermidades.

Asma

O que é: A asma, condição multifatorial determinada pela interação de fatores genéticos e ambientais, é uma das doenças respiratórias mais comuns. A doença consiste na inflamação das vias aéreas inferiores, que causa o estreitamento dos bronquíolos. Essas minúsculas ramificações que estão dentro do pulmão transportam o ar até os alvéolos pulmonares, que por sua vez se assemelham a cachos de uva, e é neles que ocorre a troca gasosa.

Sintomas: Dificuldade para respirar, tosse seca, chiado no peito, respiração rápida e curta.

Enfisema pulmonar

O que é: O enfisema é caracterizado pela destruição dos alvéolos. Com a doença, essas estruturas inflamam, começam a se romper e formam pequenas bolhas. Esse processo dificulta a passagem do ar e a oxigenação do sangue.

Sintomas: Chiado, tosse, respiração ofegante, falta de ar.

Bronquite crônica

O que é: Na bronquite crônica, ocorre a inflamação dos brônquios, estruturas pulmonares responsáveis por levar e trazer o ar a cada respiração. A doença leva a um estreitamento e engrossamento das paredes dos brônquios, e também provoca secreção dentro deles. É uma doença que causa tosse e expectoração na maioria dos dias, por no mínimo três meses por ano, durante dois anos consecutivos, e tem como causa mais comum o tabagismo. A diferença entre a bronquite e a bronquite crônica está na duração dos sintomas e na existência de uma tosse com muco.

Sintomas: Tosse com expectoração (secreção de muco), chiado, falta de ar e cansaço.

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

O que é: A DPOC é uma mistura de bronquite crônica com enfisema pulmonar. A DPOC é uma condição progressiva que obstrui as vias aéreas, dificultando a respiração. É uma doença com repercussões sistêmicas, prevenível e tratável, e a limitação que provoca no fluxo aéreo pulmonar é parcialmente reversível. Essa limitação é causada por uma associação entre doença de pequenos brônquios (bronquite crônica obstrutiva) e destruição de parênquima (enfisema).

Sintomas: Falta de ar, mesmo diante de esforços mínimos, cansaço, pigarro e tosse.

É bom saber

A medida mais eficiente para preservar ou melhorar a saúde dos pulmões é reduzir ou cessar completamente o uso do cigarro. Isso vale para qualquer tipo deles: cachimbo, narguilé, cigarro
normal, de tabaco ou eletrônico. Não importa o seu nível de dependência ou seu tempo como fumante, sempre vale a pena parar. Para se ter uma ideia, bastam 8 horas sem cigarro para que os níveis de oxigênio aumentem na corrente sanguínea. Após três semanas, a sua respiração já volta ao normal.


Fonte: Ministério da Saúde
Foto: 123 RF