A Postal Saúde não para: mês de setembro foi repleto de ações para o diálogo sobre saúde mental

Na Postal Saúde o mês de setembro foi repleto de ações para o diálogo sobre saúde mental, em alusão à campanha “Setembro Amarelo”. Os casos de suicídio ao redor do mundo, infelizmente, são expressivos. Portanto, todas as ações para a prevenção e valorização à vida, são bem-vindos. Sabendo a importância da iniciativa, as unidades regionais da operadora, em parceria com os Correios, realizaram encontros para debate do tema com os colaboradores.  

No dia 11/9 a Postal Saúde em Santa Catarina realizou uma roda de conversa para falar sobre depressão. No dia seguinte, no Centro de Distribuição dos Correios, em São Cristóvão, na Bahia, a operadora realizou uma ação com carteiros da região para falar sobre saúde mental. O médico de família, Dr. Ronnie Vieira, foi a profissional de saúde convidado para a discussão de assuntos que permeiam debates referentes a prevenção ao suicídio. 

(Foto: Postal Saúde - SC)

Colaboradores do Maranhão também participaram, na manhã do dia 18/9, de uma série de palestras referente a campanha. Para proferir as palestras foram convidados a farmacêutica e professora Surama Lima, que explorou o tema “O efeito das drogas e do álcool no organismo”. Na sequência o Procurador Chefe do Ministério Público do Trabalho do Maranhão, Maurício Pessoa Lima, discorreu sobre “A dependência química nas relações de trabalho”. O terceiro e último palestrante falou sobre “O combate e a criminalização da posse de drogas”, ministrado pelo juiz titular da 1ª Vara de Entorpecentes de São Luís, Antônio Luiz de Almeida.  

Ação Setembro Amarelo, UAR - MA (Foto: Postal Saúde/Reprodução)

Outra palestra importante, aconteceu em 18/9, em Mato Grosso, no auditório da sede dos Correios no estado. A supervisora do núcleo de atendimento regional, Erika Alves de Lima, destacou alguns pontos abordados durante o diálogo.

“Importante observar, principalmente neste mês – Setembro Amarelo – que para conseguir ajudar, um gesto simples basta: olhar para o outro com empatia. Demonstrar interesse, estar aberto a escuta e diálogo, permitir que o outro fique confortável e sempre manter um contato próximo e confiável.”  

No dia 19/9, foi a vez da Unidade Regional do Rio Grande do Norte! Carteiros se reuniram no Centro de Distribuição dos Correios no estado, para assistir a palestra com a psicóloga Nathália Silva, que discorreu um tema tão série e sensível de forma leve e dinâmica. 

Na mesma data, no Centro de Distribuição de Cabula, em Salvador/BA, a unidade regional do estado realizou uma palestra conduzida pela psicóloga Rebeca Sacramento, que na oportunidade encorajou os presentes a não terem receios em compartilhar com alguém momentos difíceis da vida.   

“Uma pessoa que tenta suicídio, ela acha que o problema dela é maior do que todos os outros problemas. Portanto, aconselhamos e conscientizamos a todos da importância de pedirem ajuda, sem receio dos julgamentos. Todos nós em algum momento difícil da vida precisamos de ajuda”, orientou a psicóloga.  

Ação do Setembro Amarelo, UAR - BA (Foto: Reprodução)

Na semana subsequente, no dia 24/9a Unidade da Postal em Minas Gerais realizou duas importantes palestras sobre saúde mental, no Centro de Tratamento de Encomendas dos Correios no estado. Para discorrer sobre o tema, foi convidada a Dra. Mirian Alves, médica de saúde e família do ambulatório Floresta.

Ação Setembro Amarelo 2024 - UAR/MT (Foto: Reprodução)

Chegando na cidade maravilhosa, na Unidade Regional do Rio de Janeiro, em parceria com a equipe da Subgerência de Segurança e Medicina do Trabalho dos Correios, proporcionou aos beneficiários e funcionários da instituição, uma palestra com o psicólogo Thiago Aiache. A ênfase do debate foi sobre os traumas sofridos durante a infância e adolescência. A ação ocorreu na última quinta-feira (26/9) do mês.  

Ação Setembro Amarelo 2024 - UAR/RJ (Foto: Reprodução)

Enquanto isso, em Campinas/SP, a unidade regional do estado realizava o evento, cujo tema foi “Prevenção ao Suicídio”, voltado para os gestores dos Correios da região. O momento enriquecedor foi conduzido pelo enfermeiro, professor e terapeuta de família, Roberto Corrêa Leite. Na ocasião, ele destacou a importância de ouvir de forma empática.  
 
Para ajudar alguém que dá sinais de suicídio, em primeiro lugar, ouça sem julgar ou criticar. É muito importante demonstrar amor e empatia por essa pessoa, tentando entender o que está acontecendo e quais os sentimentos associados”, ressaltou.  

Ação Setembro Amarelo, UAR - SP (Foto: Reprodução)

Em Salvador, no dia 27/9, foi realizada uma roda de conversa no Centro de Entregas e Encomendas, em Porto Seco Pirajá. A psicóloga Livia Fialho explicou como desencadeia a tentativa ao suicídio.  

“É uma questão patológica.  Uma pessoa depressiva quando tenta suicídio, geralmente começa com isolamento social, relacionamentos tóxicos e muitas vezes por histórico familiar”, explicou. 

Ação Setembro Amarelo, UAR - BA (Foto: Reprodução)

Paralelamente, na região metropolitana de Mato Grosso, acontecia outras duas ações de cuidados com a saúde mental, por meio de sessões de massagem promovida para os colaboradores de Várzea Grande e Cuiabá.  

“A ação é para promover o bem-estar dos beneficiários. Aproveitamos o momento para apresentar o Consultório Digital/MT, colocando toda a equipe a disposição”, disse a supervisora do núcleo de atendimento regional, Erika Alves de Lima.   

Mineiros de Vespasiano se reuniram no dia 28/9, no Centro de Distribuição da região para participar da palestra “Alcoolismo, tabagismo e suas consequências no ambiente de trabalho”.  A enfermeira Flávia Oliveira conduziu o tema e contou qual objetivo da discussão do assunto com os colaboradores presentes. 

“O desafio foi desencorajar o uso do álcool e do tabaco, já que são os mais populares e os seus efeitos não se resumem apenas aos momentos de lazer.  Assim, é essencial que todos compreendam que o vício além de prejudicar a saúde mental e física, ele influencia na execução das suas atividades laborais, diminuindo o seu desempenho e produtividade corporativa, além de interferir no relacionamento com seus colegas e superiores, o que pode causar conflitos e transtornos”, pontuou Flávia.  

Ação do Setembro Amarelo, UAR - MG. (Foto: Reprodução)

Outra iniciativa em alusão a campanha Setembro Amarelo, levou diversão e bem-estar também para os pets! A unidade regional da operadora em Mato Grosso do Sul, participou da 1ª Cãominhada e Ciclismo dos Correios, realizada em 29/9, no Parque Estadual da Prosa. A iniciativa faz parte do programa Bem-estar no Trabalho, em parceria com o Fundesporte, Postal Saúde e Ecotiba Diagnóstico Cardiovascular.  

“É muito gratificante ver o quanto a Postal Saúde tem se empenhado nas ações de aproximações com o beneficiário, até porque este é o nosso propósito. A receptividade foi excelente, trouxemos novidades aos presentes. Mais um passo dado para fortalecer a marca Postal Saúde”, destacou a gerente da unidade de Mato Grosso do Sul,  Elaine Gonçalves.  

Marcaram presença na ação o superintendente dos Correios do estado, Gelson Leonel do Nascimento e o Gerente de Pessoas, Gilson de Freitas de Arruda.  

Ação Setembro Amarelo, UAR - MS (Foto: Reprodução)

As duas últimas ações ocorreram no dia 30/9, nas unidades regionais da Postal Saúde em Manaus e em Belo Horizonte. Ambas proporcionaram aos carteiros dos Correios um tempo de diálogo. Em Minas Gerais, os colaboradores também receberam atendimento para aferição da pressão arterial, glicemia capilar e alongamento coletivo com a fisioterapeuta, Olga Felicori Toneli Mendes.

Ação do Setembro Amarelo no auditório da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, UAR - AM (Foto: Reprodução)

SIPAT em Minas

A Unidade Regional da Postal Saúde em Minas Gerais, em parceria com os Correios, participou da série de atendimentos de saúde na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Evento proporcionou aos participantes testes de glicemia, bioimpedância, orientações nutricionais, palestras e muito mais! Eventos como este reforçam os cuidados com a saúde, auxiliando diretamente no bem-estar psicológico dos colaboradores.

SIPAT 2024 - UAR MG (Foto: Reprodução)

Postal Saúde. Sua vida, nossa existência!  

Categories:

Tags: