página principal > Notícias

A Postal Saúde não para! Operadora realiza uma série de ações durante todo o mês de julho

As Unidades Regionais da Operadora e os Correios fizeram ações para a promoção da qualidade de vida dos beneficiários.

29 de julho de 2024 - Atualizado em 29 de julho de 2024

A Postal Saúde não para! Durante o mês de julho a operadora, em parceria com a mantenedora, os Correios, realizaram um série de atividades incluindo ações de conscientização da diabetes e hipertensão, além da prevenção de acidentes de trabalho. Essas iniciativas integraram um extenso esforço dedicado ao fomento da saúde e do bem-estar.

O mês começou com uma reunião em 3 de julho, organizada pela Postal Saúde de Sergipe em parceria com a Gerência de Gestão de Pessoas dos Correios. Esse evento proporcionou uma palestra com o tema “Mediação de Conflitos no Ambiente Organizacional”. O psicólogo Cicero Luiz Santos de Melo, da Clínica Equilíbrio, foi convidado para liderar a discussão. Ele também presta serviços para a Postal Saúde no Estado.

(Foto: Reprodução)

Chegando em Rondônia, a Unidade de Atendimento Regional da operadora promoveu a “Ação preventiva da saúde ocular”, em alusão ao Dia Mundial de Saúde Ocular, celebrada em 10 de julho. O evento foi realizado em parceria com o Hospital de Olhos de Rondônia, Medicina Ocular e o departamento de Gestão de Pessoas dos Correios. O encontro juntou gerentes dos Centros de Distribuição do Sul, Porto Velho e Imigrantes.

Ação realizada no CDD de Imigrantes - RO (Foto: Reprodução)

Ao longo de toda a programação, os beneficiários participantes receberam informações sobre a saúde dos olhos e da importância do diagnóstico precoce para a eficácia dos tratamentos. Os presentes, também, puderam medir a pressão ocular e a glicemia. Marcou presença no evento, o Superintendente Estadual dos Correios, Lucindo Pereira da Silva.

Enquanto isso, em Mato Grosso, a Postal Saúde participou da Semana de Prevenção, ocorrida no dia 12, promovida pelos Correios. O evento aconteceu no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) e trouxe o foco as discussões de dois temas muito importantes: “Pressão alta e Saúde Bucal”.

A operadora abordou temas sobre autocuidado, Atenção Primária à Saúde e a divulgação do novo aplicativo Postal Saúde. Foi divulgada também a rede odontológica credenciada e respostas às dúvidas dos beneficiários presentes. Os funcionários dos Correios e estagiários receberam atendimentos para aferição da pressão arterial e glicemia, oferecidos pelo Laboratório Carlos Chagas.

Mês da Saúde Bucal e Pressão Alta, em Mato Grosso. (Foto: Reprodução)

Partindo para Macapá, no dia 14, a Postal Saúde em ação conjunta com os Correios, realizou a 2ª edição da Caminhada Ecetista. Ação aconteceu no Parque Meio do Mundo e reuniu mais de 50 pessoas. O evento, realizado anualmente e sem qualquer custo, tem como principal objetivo oferecer aos colaboradores e seus dependentes um momento de lazer, saúde e bem-estar.

2ª edição da Caminhada Ecetista, no Parque Meio do Mundo, em Macapá. (Foto: Reprodução)

Fazendo uma ponte aérea para Brasília, a Unidade Regional do Distrito Federal foi apoiadora da 2ª edição da caminhada “Juntos contra a diabetes e hipertensão”, promovida pelos Correios. Evento aconteceu no sábado, dia 20, no Parque da Cidade e congregou mais de 200 pessoas. A iniciativa teve a honra de receber o Superintendente dos Correios do DF, Paulo Henrique Soares de Moura.

Evento ocorreu no Parque da Cidade, em Brasília (Foto: Correios/Reprodução)

A próxima parada é o Maranhão! Entre os dias 15 e 19 de julho, os Correios do Maranhão, em colaboração com a Unidade Regional da Postal Saúde no Estado, promoveram a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O lema deste ano, “A vida vem primeiro”, destaca a relevância da segurança e conforto no local de trabalho.

Os carteiros participantes puderam realizar consultas com médico cardiologista e participaram de palestras sobre “Atitudes Preventivas e Combate a Incêndios” e “Conceitos Básicos de Primeiros Socorros”. A Ação ocorreu no Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos bairros Jardim Renascença, Bequimão, Anil e no Centro da cidade de São Luís/MA.

Colaboradores dos Correios de São Luiz/MA. (Foto: Reprodução)

Valorização a diversidade

Em julho, outro importante evento aconteceu no Bioparque Pantanal, Campo Grande/MS, organizado pelos Correios no dia 25. Foi a celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, data estabelecida pela ONU em 1992.

 

O momento congregou colaboradoras, lideranças e representantes de grupos ligados à luta antirracista, para assistir a palestra “Mulheres Negras na Agenda da Sustentabilidade”, com a mediação da desembargadora Jaceguara Dantas da Silva.

O painel foi apresentado pela assessora da presidência dos Correios, socióloga e ativista de direitos humanos, Vilma Reis; pela subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso do Sul, Manuela Nicodemos Bailosa; pela subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul, Vânia Lucia Batista Duarte e pela Maria Marques de Araújo, descendente do quilombo Tia Eva e empregada dos Correios da SE/MS há 20 anos. A história das três painelistas protagonizaram o encontro e abrilhantaram ainda mais o momento, cada diálogo suscitou diversas reflexões.

Compromisso dos Correios

Os Correios incluíram no Planejamento Estratégico a meta de ter entre os cargos de função, 40% de mulheres e 30% de pessoas negras.

“Esse é um compromisso dos Correios. Hoje, equidade e diversidade são temas extremamente relevantes dentro da empresa. E hoje estamos aqui como parte dessa política,” destacou o Superintendente estadual, Gelson Leonel.

A Postal Saúde marcou presença por meio da Unidade de Atendimento Regional de Mato Grosso do Sul. A operada acredita na luta e na causa das mulheres negras no país, e é veemente contra qualquer ação racista e discriminatória, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho.

(Foto: Correios/Reprodução)