Abril Verde: Segurança e Saúde no Trabalho – um chamado para a conscientização

Movimento Abril Verde tem como meta propagar informação e conscientizar empregadores, colaboradores e toda a sociedade sobre a importância da implementação de iniciativas voltadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A escolha deste mês para abordar o assunto é estratégica: no dia 7 de abril celebramos o Dia Mundial da Saúde, enquanto no dia 28 é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho de acordo com o calendário do Ministério da Saúde. O emblema do movimento é o laço verde, que simboliza a segurança e a saúde no ambiente laboral.
 
Postal Saúde apoia essa causa e acredita que a construção de ações preventivas contra acidentes de trabalho é um compromisso diário, visando o bem-estar dos colaboradores da Operadora e de todos que frequentam suas instalações. Para a direção da Postal Saúde, promover e incentivar uma cultura de prevenção no ambiente de trabalho é essencial para garantir um espaço profissional seguro e saudável. Assim, todos os colaboradores devem se unir em prol dessa missão.
 
Conforme o último levantamento do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o Brasil registrou 612,9 mil notificações de acidentes durante a jornada profissional em 2022.
 
Abril Verde
 
Levantar a bandeira da prevenção é o que o Abril Verde propõe, ressaltando que a saúde e a segurança no trabalho não são apenas obrigações dos empregadores, mas sim uma responsabilidade compartilhada por todos.
Desde 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) designou o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Essa data foi escolhida em razão da promulgação da primeira lei que trouxe avanços para a saúde e segurança laboral, em 1919, em Ontário, Canadá. Além disso, a data serve como um tributo à memória de 78 mineiros que perderam suas vidas em uma explosão em uma mina na Virgínia, Estados Unidos, em 1969.
No Brasil, a data foi consagrada pela Lei nº 11.121/2005, como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
 
Fonte: Ministério Público do Trabalho.

Categories:

Tags: