Atendimento eletivo, de urgência ou emergência? Entenda os conceitos  

 

Você sabe a diferença entre atendimento eletivo, de urgência ou emergência?  Na realidade, os três termos têm conceitos distintos e estão tipificados na Lei 9.656/98, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde. A diferença entre os conceitos estabelece, inclusive, o prazo no qual um paciente deve ser atendido. Mas afinal, como saber se um atendimento é eletivo, de urgência ou emergência? Confira o conteúdo que a Postal Saúde preparou para você:

 Atendimento eletivo 

Eletivo é o termo usado para designar procedimentos médicos não considerados de urgência ou emergência e que são, geralmente, programados. Dessa forma, a Operadora deverá garantir o acesso do beneficiário à garantia de atendimento, dentro dos prazos definidos pela ANS RNº 259/11, conforme a cobertura assistencial e odontológica. Consultas e exames, por exemplo, podem ser considerados atendimentos eletivos, pois podem esperar algum tempo para serem agendados, conforme disponibilidade do prestador, sem prejuízo para a saúde do paciente.  

Atendimento de urgência 

Os casos de urgência são aqueles resultantes de acidentes pessoais (como uma fratura causada por uma queda ou complicações na gravidez) e que exigem atendimento em curto espaço de tempo, sem colocar em risco a sua vida. 

 Atendimento de emergência  

De acordo com a Lei nº 9.656/98, casos de emergência são aqueles em que há risco imediato de morte ou de lesões irreparáveis para o paciente, que deve ser atendido em regime de prioridade. Por exemplo, um infarto do coração ou um AVC. 

 APP da Postal Saúde 

Para sua comodidade e praticidade, baixe o aplicativo da Postal Saúde no seu aparelho celular. O APP está disponível para androides e iPhones. Para baixá-lo, acesse as lojas do Google Play ou da Apple Store. Depois, é só usufruir da praticidade que a ferramenta oferece. 


Por: Comunicação/Postal Saúde
Foto: Dreamstime

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