06/02/2019 - 09:40 - Atualizado em 06/02/2019 - 09:26

Dica de saúde: mascar chiclete pode ajudar na saúde bucal

Um dos benefícios é a limpeza no esmalte dos dentes


O chiclete sem açúcar pode ser um aliado na batalha pela manutenção da saúde bucal. A Associação Americana de Dentistas cita a mastigação como um impulso à produção de saliva, que “limpa” os dentes dos ácidos que podem causar algum dano. Também são aumentadas as quantidades de cálcio e fosfato, que fortalecem o esmalte do dente.

A ausência de açúcar destes chicletes também faz com que eles não sejam agentes na criação de cáries. As bactérias presentes na boca são responsáveis pela formação de placa dentária, cáries e desgaste do esmalte dos dentes, e se alimentam exatamente do açúcar, o grande vilão das bocas saudáveis.

Mas lembre-se: o chiclete deve ser sem açucar!



Ainda na Grécia Antiga, as pessoas mascavam resina de árvore para fazer a higiene dos dentes. Hoje, as gomas de mascar possuem até um componente antiestresse. Um estudo da Universidade de Swinburne, na Austrália, chicletes sem açúcar melhoravam os índices de ansiedade nos participantes – o cortisol nas pessoas analisadas que mascaram os chicletes era de até 16% mais baixo.

Outro estudo, esse publicado no periódico Journal of Behavioral and Neuroscience Research, mostrou que o chiclete pode manter a pessoa alerta em momentos que exigem mais concentração.

Também são benefícios da prática de mascar chicletes o alívio do mau hálito, melhora da circulação de sangue e oxigênio para o cérebro, além de ser possível usá-lo como tratamento de fisioterapia bucal (em casos de lesão muscular ou abertura limitada da boca, por exemplo).


Fonte: Bonde / Ig Saúde
Imagens: Stockphotos