05/09/2019 - 09:00 - Atualizado em 05/09/2019 - 12:28

​Programas de Saúde estimulam mudança de hábitos

Desenvolvidas pela Postal Saúde, as ações são focadas na promoção da saúde e na qualidade de vida dos beneficiários. Um dos programas bem-sucedidos é o Saúde em Dia, com mais de 5.500 inscritos



A prevenção e o cuidado são os maiores aliados da saúde. Consciente dessa responsabilidade, a Postal Saúde desenvolve vários programas com atenção voltada à qualidade de vida e ao bem-estar dos beneficiários. É nessa perspectiva que atuam as equipes dos programas Saúde em Dia, Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Cinesioterapia laboral, Ginástica laboral, Programa de Valorização da Voz e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Destinados a públicos distintos, com necessidades de saúde específicas, os programas de saúde têm obtido resultados positivos. Nesta matéria, mostraremos os resultados do Programa Saúde em Dia, que atualmente conta com 5.667 beneficiários inscritos.


Importância da prevenção

Os resultados positivos registrados no monitoramento do Saúde em Dia mostram que a prevenção de doenças e a adoção de hábitos saudáveis — em substituição àqueles nocivos à saúde — caminham de mãos dadas. Essas duas atitudes permitem que pequenos cuidados sejam internalizados e passem, naturalmente, a fazer parte do cotidiano dos beneficiários.

Aqueles que apresentam algum fator de risco e precisam de um acompanhamento sistemático recebem uma ligação da equipe de saúde e respondem a várias perguntas sobre seu quadro clínico.

Acompanhamento sistemático

Após passar por avaliação cuidadosa da sua situação de saúde, os beneficiários que atendem ao perfil do programa são cadastrados e passam a ser acompanhados por um profissional, via telefone. A periodicidade das ligações depende do quadro clínico apresentado — pode ser semanal, quinzenal ou mensal.

O acompanhamento é gratuito. Além das ligações periódicas feitas pela equipe do Saúde em Dia, os inscritos têm ininterruptamente à sua disposição o serviço 0800 881 1020 para tirar alguma dúvida relacionada ao próprio estado de saúde.

Perfil da população inscrita

O perfil dos beneficiários dos inscritos no programa Saúde em Dia é caracterizado majoritariamente por jovens adultos entre 18 e 59 anos (63%) e o percentual de pessoas com 60 anos ou mais é de 37%. Do total, 54% são mulheres e 46% são homens.

Principais patologias acompanhadas

As principais patologias monitoradas pelo programa são: doenças cardiovasculares (32,4%); obesidade (14%); fragilidades apresentadas por pessoas de mais de 70 anos (13,4%); diabetes (12,6%); câncer (10, 5%), doenças pulmonares crônicas (DPOC) (3,4%). Outras patologias respondem por 8,6% dos atendimentos.

Boa participação nacional

A região Sudeste é a que apresenta maior adesão, com mais de 3 mil inscritos nos estados de São Paulo (1.965), Rio de Janeiro (636), Minas Gerais (372) e Espírito Santo (110). Os demais estão distribuídos nas regiões Norte, Sul, Nordeste e Centro-Oeste. O Distrito Federal também se destaca pela adesão ao programa, contando com 660 inscritos até julho de 2019.


Estímulo à mudança de hábitos

Estimular a mudança de hábitos e o cuidado permanente com a saúde são os pontos mais valorizados do Saúde em Dia.

Fazer atividades físicas, adotar uma dieta equilibrada, manter o peso saudável e tomar corretamente os medicamentos prescritos pelo médico são algumas das orientações recebidas pelos beneficiários acompanhados.

Em resposta a questionários de monitoramento do programa, eles afirmaram concordar com 100% dos conselhos de saúde recebidos durante as ligações periódicas da equipe de saúde ou quando buscam o serviço 0800.

Melhora do quadro clínico

Da população atendida, cerca de 80% apresentaram melhoras ou estabilizaram seu quadro clínico, quando o prognóstico apontava para o agravamento do quadro, principalmente se não fossem tomados os cuidados de saúde que fazem parte das ações do programa.

Redução dos casos de reinternação

Outro resultado positivo do acompanhamento é a redução dos casos de reinternação: apenas 10,5% dos beneficiários voltam a ser internados. Esse percentual está muito aquém do registrado pela literatura médica brasileira, que aponta um índice em torno de 25%.

Também houve redução do tempo médio das internações, que era de 11 dias e caiu para cinco dias, evitando riscos de infecção hospitalar, problema muito comum a partir do sétimo dia de internação.


Por: Comunicação/Postal Saúde
Fonte: Gerência dos Programas de Saúde (GESAU)
Fotos: Stock Photos

---------------------------------------------------------------

Baixe o APP da Postal Saúde

Para sua comodidade e praticidade, baixe o aplicativo da Postal Saúde no seu aparelho celular. O APP está disponível para androides e iPhones. Para baixá-lo, acesse gratuitamente as lojas do Google Play ou da Apple Store. Depois, é só usufruir da praticidade que a ferramenta oferece.