O início do ano de 2025 tem sido marcado por intensas chuvas em vários estados brasileiros, fenômeno que deixa a população em alerta para o aumento dos casos de dengue. O índice de pessoas diagnosticadas cresceu de forma preocupante, com estimativa de mais de 6,6 milhões de pessoas – comparado ao ano de 2023, foi quatro vezes maior. Só neste ano, os óbitos chegaram a 6.068 e as regiões mais afetadas tem sido Sul e Sudeste.
Na primeira semana de 2025, o Ministério de Saúde instalou o Centro de Operações de Emergência (COE), em combate à dengue e outras arboviroses. A pasta adotou a medida com o objetivo de acompanhar o planejamento e resposta das ações preventivas, por meio do diálogo com os estados, municípios, pesquisadores e instituições científicas, além da parceria com outros ministérios.
A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus Aedes aegypti, dentre os sintomas apresentados estão a febre aguda, indisposição física, desidratação, náuseas e dores de cabeça e no corpo. Portanto, suspeitou que é dengue, procure um médico.
• Não acumule água nos vasos de planta, baldes, pneus, entre outros objetos que possam acumular água;
• Use telas nas janelas e repelentes em áreas com maior foco de transmissão;
• Faça a vedação de reservatórios e caixas de águas;
• Sempre que possível, use camisas de manga longa para evitar a picada do mosquito;
• Se possível, faça uso do ar-condicionado;
• Sempre verifique se o saco de lixo está devidamente fechado;
• Participe da fiscalização de ações para prevenção e controle da dengue, por meio de agentes de saúde que vão até à sua residência.
Vale lembrar que o combate dos criadouros do mosquito da dengue deve ocorrer o ano todo, para que juntos possamos atuar na diminuição dos casos atuais e futuros.
Consulte a rede credenciada da Operadora e fique em dia com os cuidados à sua saúde e fortaleça sua imunidade.
Categories:
Tags:
Área do Credenciado
Endereço: St. Hoteleiro Sul Q. 1 - Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400