Conheça seu Plano | O que é uma autogestão em saúde?

Em primeiro lugar, é importante explicar que no segmento de saúde suplementar brasileiro – aquele que se distingue do Sistema Único de Saúde (SUS) – existem diversas modalidades para o funcionamento das operadoras de planos de saúde, como medicina de grupo, cooperativa médica, instituição filantrópica, autogestão, entre outras.

Segundo o Glossário Temático Saúde Suplementar da ANS, “a autogestão em saúde é a modalidade na qual é classificada uma entidade que opera serviços de assistência à saúde ou empresa que se responsabiliza pelo plano privado de assistência à saúde, destinado, exclusivamente, a oferecer cobertura aos empregados ativos de uma ou mais empresas, associados integrantes de determinada categoria profissional, aposentados, pensionistas ou ex-empregados, bem como a seus respectivos grupos familiares definidos”.

As operadoras classificadas na modalidade de autogestão têm como objetivo oferecer serviços de saúde de qualidade, com foco na prevenção de doenças, na promoção da saúde e na assistência médica adequada.

Como funciona a autogestão

A gerente de Planos de Saúde da Postal Saúde, Angélica Vitoriano Cordeiro de Andrade, lembra que as autogestões em saúde estão sujeitas à regulamentação e fiscalização dos órgãos competentes, e que o cuidado com a vida do beneficiário é o  principal objetivo da Operadora.

“Assim como as demais operadoras de planos de saúde, as entidades de autogestão devem cumprir requisitos legais, como constituição de reservas financeiras, garantia de cobertura mínima obrigatória, entre outros”, destaca a gestora.

Nessa modalidade, acrescenta Angélica, as operadoras são submetidas à Lei nº 9.656 de 1998, e as normas que regulam o setor de saúde suplementar são definidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Além disso, um dos objetivos das autogestões  — e da Postal Saúde — é oferecer serviços de saúde de qualidade, com foco na prevenção de doenças, na promoção da saúde e na assistência médica adequada.

Com profissionais especializados em saúde suplementar, a assistência médica e odontológica da Postal Saúde possibilita maior facilidade de comunicação entre os beneficiários e os gestores do plano.

Além de atender às principais necessidades dos titulares e dependentes (oferecendo cobertura de saúde adequada ao perfil de cada um),  a Postal Saúde garante a participação dos beneficiários na gestão do próprio plano de saúde.

Mutualismo: cooperação e apoio mútuo  

Vale destacar  que a modalidade de autogestão é regida pelo princípio do mutualismo e, por isso, é essencial que todos os envolvidos no plano – beneficiários, mantenedor, patrocinadores e parceiros (prestadores de serviços assistenciais e não-assistenciais) conheçam os conceitos da autogestão.

O uso consciente do plano de saúde resulta na adição de princípios de solidariedade, cooperação, apoio mútuo, autonomia, auto-organização e consciência dos beneficiários. “Todos esses fatores juntos revelam a composição da nossa fórmula sustentável, e são importantes para a manutenção do nosso plano, sempre com a mesma qualidade”, sublinha Angélica Cordeiro.

Gestão transparente e compartilhada

Outro aspecto fundamental da autogestão em saúde é a transparência nas ações vinculadas à gestão dos recursos disponíveis, já que a própria empresa tem o controle sobre as informações dos planos assistenciais.

Os membros participam da tomada de decisões relacionadas às políticas de saúde, à escolha da rede credenciada (composta por médicos, profissionais de saúde, clínicas, hospitais e outros estabelecimentos conveniados), definição de coberturas e benefícios, entre outros aspectos.

 

Anualmente, a Postal Saúde divulga, detalhadamente, seus resultados no Relatório de Administração Anual. (Clique no link ao lado para acessar o documento).

 

Vantagens da autogestão em saúde

Além das características já citadas anteriormente, confira outros benefícios dessa modalidade:

Não há restrições a doenças e lesões preexistentes, diferentemente dos planos comercializados por operadoras de outras modalidades. Isso ocorre porque a autogestão é um modelo focado na atenção integral à saúde;

As operadoras não visam lucro com a comercialização dos seus planos, o que garante foco na otimização dos recursos dos beneficiários e na qualidade nos serviços de saúde ofertados;

Gestão participativa, que confere liberdade às empresas participantes para decidirem o formato do plano a ser adotado, de acordo com as necessidades existentes. No caso da Postal Saúde, a Mantenedora (os Correios) e os beneficiários possuem voz ativa nas tomadas de decisão estratégicas, uma vez que os Conselhos Deliberativo e Fiscal são compostos por membros indicados pelos Correios e pelos beneficiários;

O segmento contribui para a adoção de medidas voltadas à melhoria da qualidade da assistência à saúde dos trabalhadores e de seus familiares e, portanto, é reconhecido pelo governo como um forte aliado nessa área.

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Central de Atendimento ao Beneficiário

Na Postal Saúde você pode, a qualquer momento, entrar em contato com a Central de Atendimento ao Beneficiário, pelo 0800 888 8116. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados. Estamos de braços abertos para recebê-lo!


Fontes:

Unidas – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde

Glossário Temático Saúde Suplementar da ANS

Cartilha Saude Suplementar: Aspectos regulatórios da FenaSaúde

Site da Postal Saúde

 

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