Dia da Consciência Negra: Racismo Nunca Mais

O Dia da Consciência Negra no Brasil marca o reconhecimento das histórias, das culturas e das raízes afro-brasileiras, consolidando ações afirmativas que buscam a luta pela igualdade. Não à toa, a data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder resistente à escravidão virou um ícone do combate ao racismo e que morreu no dia 20 de novembro de 1695.

Oficialmente transformado em feriado nacional em 2024, o Dia da Consciência Negra serve como um lembrete da persistente batalha contra o racismo estrutural no país, destacando a urgência de uma discussão mais detalhada sobre a questão em todos os âmbitos da nossa sociedade. A data fomenta a valorização das heranças afro-brasileiras e conscientiza quanto aos problemáticos hábitos que reforçam preconceitos, como comentários ofensivos e relativização de casos de racismo em diferentes esferas.

Nesse sentido, a Postal Saúde reconhece o Dia da Consciência Negra como um momento de reflexão, tanto sobre a histórica luta da população negra no Brasil quanto sobre a importância de um compromisso contínuo contra o preconceito racial, além da reparação de um histórico triste de exploração e discriminação.

Devemos recordar e prestar homenagem à luta de Zumbi dos Palmares por liberdade e dignidade, almejando uma sociedade mais justa e equitativa, combatendo em nosso cotidiano qualquer prática racista. 
20 de novembro – Dia da Consciência Negra

Categories:

Tags: