Nesta terça-feira, 3 de dezembro, o mundo celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituída pela Organizações das Nações Unidas (ONU) desde 1992. Este dia tem como objetivo dar visibilidade a questões relacionadas à superação, garantia de direitos e combate ao preconceito enfrentado por milhões de pessoas em todo o globo.
No Brasil, a realidade das pessoas com deficiência (PCD) é preocupante. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2022, há aproximadamente 18,6 milhões de indivíduos com algum tipo de deficiência, o que representa 8,9% da população.
O Estatuto da Pessoa com Deficiência, estabelecido pela Lei nº 13.146/2015, define PCD como aquela pessoa que possui um impedimento de longo prazo, seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade.
A Postal Saúde, desde a sua fundação tem se empenhado em construir um ambiente de trabalho inclusivo, livre de preconceito e sobretudo que valoriza seus colaboradores.
Nilton Querino, colaborador da Postal Saúde há seis anos, expressa sua satisfação em fazer parte da equipe. Segundo ele, a operadora proporciona um ambiente de trabalho adequado, onde se sente acolhido e respeitado por todos os colegas. “É gratificante trabalhar em um local que oferece acessibilidade e cuidado em todos os detalhes, desde a estrutura do ambiente até as acomodações no local de trabalho”, destaca Nilton.
O conceito de deficiência, segundo o modelo social proposto, indica que as limitações enfrentadas por essas pessoas são, em grande parte, consequência de um ambiente inacessível e de atitudes preconceituosas. Nesse contexto, o capacitismo, uma forma de discriminação que marginaliza as pessoas com deficiência, torna-se um desafio a ser superado.
A Postal Saúde entende que para a inclusão ser, de fato, uma realidade, é imprescindível o engajamento de todos. A luta pela autonomia e igualdade de condições vai muito além de simples adequações físicas nos espaços, envolve a desconstrução de estigmas e a valorização das capacidades das pessoas com deficiência.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, é um momento propício para refletir sobre os avanços e desafios que ainda persistem. “A união de esforços é essencial para que possamos construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos possam ter a oportunidade de participar plenamente”, destaca Eli Jr., diretor-presidente da Operadora.
A Postal Saúde reafirma seu compromisso com a inclusão e o bem-estar de todos, sem distinção, reconhecendo que a diversidade enriquece a convivência e fortalece a luta por direitos de todos e para todos.