Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual reforça a luta por inclusão social e acessibilidade no Brasil

Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, uma data que tem o intuito de gerar debates, conscientização e conquistas pela inclusão social e acessibilidade da comunidade cega e de baixa visão no Brasil. A data foi instituída em 1961 pelo o então Presidente da República Jânio Quadros
 
Com o avanço tecnológico o acesso à informação foi facilitado, após o surgimento da funcionalidade dos leitores de textos, porém, o recurso não substitui o braile, um sistema de leitura tátil de pontos em relevo que dá aos cegos o acesso à leitura. É um meio de comunicação e alfabetização mais eficaz para a população com deficiência visual.

A última pesquisa desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2010, revelou que o Brasil comporta 506 mil pessoas cegas e que 6,5 mil apresentam deficiência visual severa.
 
O papel de toda a sociedade é o de se informar e ser um agente de transformação nas ações cotidianas, como uma prova prática de respeito e inclusão.

Saiba mais!

O braile foi criado por um francês chamado Louis Braille, ele perdeu a visão na fase da infância, com apenas três anos de idade, em razão de um acidente doméstico. A leitura em braile é um código com a combinação de seis pontos dispostos em duas colunas e três linhas.

É composto por 63 caracteres, em que cada um representa as letras do alfabeto, os sinais de pontuação, acentuação e os números. O sistema engloba também simbologia científica, musicográfica, fonética e informática. A leitura é feita com a ponta dos dedos, na direção da esquerda para a direita.

Em 4 de janeiro, mesma data de nascimento de Louis Braille, é comemorado o Dia Mundial do Braile. Nacionalmente, a data também é celebrada em 8 de abril, homenageando o jovem cego José Álvares de Azevedo, que trouxe para o Brasil o código braile, sendo o primeiro país da América Latina a adotar o sistema, em 1850
Texto em braile (Foto: Depositphotos)

Categories:

Tags: