Dicas para uma alimentação saudável durante os festejos juninos   

É certo que o isolamento social, devido à pandemia, prejudicou a rotina de todos. As atividades físicas foram reduzidas e até a alimentação sofreu mudanças. “Passo o dia comendo”, dizem muitos internautas nas redes sociais.

A proposta da Postal Saúde é que todos busquem alternativas para readequar os hábitos à “nova realidade” , evitando o sedentarismo e optando por uma alimentação equilibrada, sem excessos.

Nos festejos de São João, por exemplo, quando há uma farta opção de comidas típicas, é possível fazer boas escolhas, que vão desde a preparação dos pratos à hora da confraternização.

Ao preparar os quitutes, por exemplo, podemos  trocar os ingredientes mais calóricos por outros mais leves.  Um exemplo: evitar o leite condensado (ou pelo menos moderar na quantidade), trocar o açúcar refinado pelo mascavo (ou demerara), utilizar o cravo e a canela para dar mais sabor às receitas ou trocar temperos prontos pelos naturais. São apenas alguns exemplos.

E diante de tantas opções deliciosas, como a pamonha, o curau, o mungunzá, a canjica, o milho verde ou a galinhada, vale a dica de ouro dos nutricionistas: não precisa experimentar tudo o que estiver à mesa. Faça escolhas e aproveite a festa junina na intimidade da família, já que a pandemia não permite aglomerações.

Se você estiver no ambiente de trabalho, não se esqueça das recomendações de saúde: use a máscara, lave as mãos ou utilize álcool em gel, mantenha distância física dos colegas. Tire a máscara somente para comer!         

Confira 10 dicas para saborear os quitutes “sem peso na consciência”:

1. Nas preparações doces, substitua o açúcar branco por açúcar mascavo ou demerara;

2. Troque o leite integral por leite de coco, é uma opção mais saudável;

3. Ao fazer um bolo de milho, substitua o milho enlatado pela espiga. Quanto mais natural o alimento, melhor;

4. Pinhão é sempre uma boa opção! Uma sugestão é fazer uma farofa;

5. Pipoca pode? Claro que sim, faça na panela, com azeite de oliva, manteiga sem sal ou óleo de coco, sem exageros. Na opção salgada inclua temperos naturais como açafrão e pimenta. Dessa maneira, você consegue reduzir a quantidade de sal. Na versão doce, estoure com adoçante natural (xilitol ou eritritol) e açúcar de coco. Lembre-se: sempre em pequenas quantidades;

6. Evite frituras, substitua por preparações assadas, como por exemplo o pastel;

7. Lembre-se da moderação no consumo de bebida alcoólica; intercale com água;

8. Teste novas receitas, com ingredientes mais saudáveis, como por exemplo: quentão de hibisco sem álcool, paçoquinha fit, bolo de amendoim etc.;

9. Faça escolhas! Não é preciso provar todas as preparações da mesa;

10. Aproveite para se divertir e dançar muito! Assim, tira-se o foco exclusivamente da comida.

Balancê! Anavan (en avant) !

Feliz São João! 


Por: Comunicação/Postal Saúde
Fonte: Postal Saúde e site Tua Saúde
Foto: Dreamstime