Nesta quinta-feira (25), o Diretor-presidente da Postal Saúde, Cristiano Sayão, participou do 15° Seminário da Unidas, realizado em Brasília, na qualidade de mediador painel “O papel da tecnologia: inovações para melhorar a qualidade do cuidado”.
Sayão, ao lado dos palestrantes Guilherme Weigert e Luciane Infanti, debateram sobre os avanços tecnológicos para o setor de saúde e seus resultados. Em uma breve volta no tempo, o presidente da Postal recordou previsões futurísticas da década de 60, apresentados em séries de TV e desenhos animados da época. Segundo Sayão, as animações de TV narravam situações “inimagináveis” do dia a dia da vida das pessoas como, a telemedicina, que hoje é uma tendência no setor de saúde.
“Nós precisamos estar muito antenados, porque a velocidade do avanço tecnológico tem sido muito grande. Se piscarmos os olhos não conseguimos acompanhar, tudo tem sido muito rápido que nem percebemos o quanto fazem parte da nossa rotina essas inovações tecnológicas”, ressaltou Cristiano.
Na oportunidade, Cristiano Sayão pontuou também de que forma a tecnologia se alia nas rotinas de assistência médica.
“Hoje em dia temos os aplicativos móveis. Por meio do celular, conseguimos resolver quase tudo referente ao nosso plano de saúde: teleconsulta, telepsicologia, carteirinha digital, guia médica online… A própria realidade virtual e assistência virtual dá o suporte que precisamos, sem que necessariamente seja preciso falar com um atendente”, sublinhou.
A estrategista, conselheira consultiva, senior advisor e executiva senior especializada no Ecossistema de Saúde, Luciane Infanti, discorreu sobre os desafios na autogestão entre o público idoso.
“A autogestão tem um papel importante de oferecer suporte ao cuidado e não só à doença de todos os seus beneficiários, que muitas vezes são associados, os quais tem um papel fundamental na construção do modelo pelo qual serão assistidos. É novo para nós ainda oferecer benefício e saúde para a população 50, 60+. É um grande desafio da gestão das carteiras, mas ele pode ser um grande aliado, porque provavelmente pessoas 50, 60+ querem qualidade de vida e têm uma grande disponibilidade em engajamento, e aí, podemos usar a tecnologia a nosso favor”, explicou a especialista.
Seguindo na mesma linha, o médico cardiologista Guilherme Weigert, da Conexa, apresentou resultados substanciais do setor por meio da aplicação de ferramentas tecnológicas. De acordo com Weigert, o ecossistema digital tem contribuído na promoção, prevenção e no tratamento de saúde. Além desses fatores, é inconteste a eficácia alcançada por meio do Pronto Atendimento Virtual.
“O Pronto Atendimento Virtual é uma solução para ajudar a diminuir custos operacionais e, consequentemente, manter os atendimentos presenciais com a qualidade necessária e viáveis financeiramente para as operadoras. Afinal, meio digital assegura o atendimento médico disponível 24 horas por dia, sete dias na semana, com tempo médio de espera pelo paciente de 10 minutos”, destacou Weigert.
Ao longo de todo o seminário da Unidas os debates que dominaram o evento tiveram como tema central a incorporação tecnológica nas organizações e a implantação de novos modelos de atendimento e tratamento de cada uma das demandas dos beneficiários de planos de saúde.
Confira alguns registros do evento nas redes sociais da Postal Saúde.
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