Antes de solicitar o ressarcimento das despesas médicas e odontológicas ao seu plano de saúde, é importante observar as regras de cobertura e informar-se sobre os dois tipos de reembolso na Postal Saúde: o Livre Escolha e o Integral.
Reembolso Livre Escolha
O Reembolso Livre Escolha consiste na utilização de serviços médicos e odontológicos cobertos pelo Plano CorreiosSaúde II, realizados por intermédio da rede particular, não credenciada, por opção e conveniência do beneficiário. Nesse tipo de reembolso, o beneficiário arcará com o pagamento das despesas, sendo o valor ressarcido até o limite do valor constante na tabela praticada na unidade federativa (ou seja, no estado onde foi realizado o atendimento) e limitado ao valor do recibo ou nota fiscal.
O valor a ser reembolsado será limitado a Tabela Estado na unidade federativa que realizou o atendimento, se o valor pago para realizar o atendimento for superior ao praticado no estado, o beneficiário receberá o valor parcial. A incidência de coparticipação será conforme o tipo de plano e o tipo de atendimento.
Reembolso Integral
O beneficiário acionando a busca de rede para o atendimento e após a regional identificar a inexistência ou indisponibilidade de prestadores para atendimento no município demandado, no município limítrofe e na região de saúde, a solicitação será enquadrada como Reembolso Integral para atender às Resoluções Normativas RNº 566/2022, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que preveem a garantia de atendimento.
Para ter acesso à garantia do atendimento, o beneficiário deverá acionar a Operadora pelo 0800 888 8116 (Central de Atendimento ao Beneficiário) ou entrar em contato com a Filial da Postal Saúde em sua localidade. Encontre aqui a sua filial
Obs: Para a avaliação e autorização do Reembolso Integral, a Postal Saúde deverá ser comunicada previamente. O prestador não credenciado só poderá ser acionado depois que a Postal Saúde esgotar todas as possibilidades de atendimento junto a rede credenciada ou profissionais/ estabelecimento de saúde não integrante a rede credenciada, conforme as regras de cobertura definidas pela Operadora.
Como solicitar o Reembolso
No ato da solicitação, o beneficiário deverá entregar o formulário de solicitação (FOP-026.10 Solicitacao-de-Reembolso-de-Despesas-Medicas-e-Odontologicas-1) disponível no site da Postal Saúde, devidamente preenchido e assinado, além da documentação complementar e sendo pertinente em qualquer momento o setor de auditoria/análise técnica poderá solicitar documentação complementar que evidencie a realização do atendimento.
O ressarcimento ou pagamento do valor das despesas efetuadas será realizado diretamente ao beneficiário titular do plano de saúde e estará condicionado à observância dos períodos de carência, dos mecanismos de regulação e dos procedimentos cobertos pelo Plano CorreiosSaúde II.
Como enviar a documentação
Os documentos físicos poderão ser entregues diretamente na Filial da Postal Saúde de sua localidade, enviado por meio de correspondência para o endereço dessas unidades ou por e-mail (deverá informar o e-mail corporativo de sua regional), com o número do telefone do beneficiário.
Prazos
Conforme preveem as regras atuais, o pedido do reembolso poderá ser feito em até 365 dias após a emissão do recibo ou da nota fiscal referente ao atendimento prestado.
O valor do reembolso será creditado na conta corrente do beneficiário titular, em até 30 dias corridos, a partir da entrega da documentação completa. Por isso, é importante manter sempre os dados bancários atualizados no cadastro da Postal Saúde.
Conheça a Cartilha de Reembolso da Postal Saúde
Central de Atendimento ao Beneficiário
Em caso de dúvidas, estamos à disposição pelo 0800 888 8116 da Central de Atendimento ao Beneficiário. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.
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Por: Gerência de Comunicação da Postal Saúde
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