O serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) da Postal Saúde, mais conhecido por Estratégia Saúde & Família, completa um ano na próxima terça-feira (30/5) — após seu relançamento no DF —, com o mérito de contemplar beneficiários do DF e da maioria dos estados brasileiros.
Relançada em 30 de abril de 2022, a Estratégia foi reestruturada ao longo desse período, firmando parcerias que estão garantindo o sucesso da iniciativa em quase todo o território nacional.
A expectativa é atender o maior número possível de beneficiários. Com esse intuito, a Postal Saúde segue informando e conscientizando titulares e dependentes do plano de saúde sobre a importância de participar do atendimento de Atenção Primária à Saúde (APS) da Estratégia Saúde & Família.
Além dos conteúdos disponibilizados no site e nas redes sociais da Operadora, os beneficiários recebem ligações telefônicas ou mensagens, via SMS e e-mail, convidando-os para o atendimento. Portanto, fique sempre de olho nos canais de comunicação da Postal Saúde, para não correr o risco de perder essa oportunidade.
Você também pode, espontaneamente, ligar para a Estratégia Saúde & Família em seu estado e fazer o cadastro (confira no link para saber mais).
Atenção Primária à Saúde – APS: entenda o diferencial
O diferencial do modelo de atendimento baseado na Atenção Primária à Saúde é a promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida, focando no cuidado das pessoas de forma individual, integral e contínua, em vez de apenas tratar doenças ou condições específicas, como nos protocolos tradicionais.
Por outro lado, quando a doença já está instalada uma equipe multidisciplinar encarrega-se de fazer o acompanhamento necessário, considerando o estado clínico do paciente e outras variáveis, como hábitos de vida e hereditariedade, por exemplo.
Além de economia para o bolso – pois os serviços previstos no escopo da Estratégia são isentos de coparticipação –, os beneficiários recebem orientações de saúde de uma equipe multidisciplinar. Ou seja, você nunca fica desamparado e estará sempre recebendo a atenção da equipe e, quando necessário, os cuidados e o tratamento médico.
Segundo a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), os serviços de saúde que levam em conta esse modelo de atendimento podem resolver de 80% a 90% das necessidades de saúde de um indivíduo ao longo da vida. Isso porque a atendimento engloba desde a promoção da saúde e a prevenção de doenças até o controle de doenças crônicas e os cuidados paliativos.
Esse modelo é similar ao conceito de “médico de família”, amplamente difundido nos sistemas públicos dos países europeus.
Vantagens da Atenção Primária à Saúde (APS), a Estratégia Saúde & Família
Além do acompanhamento de saúde de forma contínua e sistemática, uma das vantagens do serviço de Atenção Primária à Saúde, oferecido pela Estratégia Saúde & Família, é que os serviços definidos no escopo da Estratégia não têm coparticipação das despesas.
Confira essas e outras vantagens:
- Foco no cuidado das pessoas, e não apenas no tratamento das doenças ou de condições clínicas específicas;
- Atendimento gratuito, sem coparticipação das despesas ou consultas médicas realizadas no âmbito da Estratégia;
- Ampla oferta de serviços voltados à promoção da saúde, à prevenção, ao tratamento e ao controle de doenças, bem como a cuidados específicos, conforme a condição clínica de cada um;
- Acompanhamento médico individualizado, sistemático e contínuo por uma equipe multidisciplinar formada por médico de família e comunidade, enfermeiro e técnico de enfermagem. Assim, você não precisará ir de médico em médico quando precisar de uma consulta;
- Suporte tanto da Postal Saúde quanto da empresa parceira para tirar dúvidas ou prestar alguma informação sobre os serviços prestados.
- Central de Saúde 24 horas, um serviço de telemedicina para prestar orientação de saúde a qualquer momento, onde quer que você esteja.
Viu só quantas vantagens? Afinal, cuidar da saúde é a melhor estratégia!
Clique aqui para conhecer o serviço de Atenção Primária à Saúde (APS),
a Estratégia Saúde & Família em seu estado
Central de Atendimento ao Beneficiário
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento ao Beneficiário, pelo 0800 888 8116. O serviço é gratuito e funciona 24h por dia, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados.
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