“Evoluir em 90 dias, três anos”, disse diretor-presidente da Postal Saúde, Eli Jr.
Categories:
Tags:
No último dia da 2ª edição do Encontro de Governança Corporativa da Postal Saúde, a abertura dos trabalhos foi conduzida pela Diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli Agatte. Sua participação reiterou o compromisso e parceria dos Correios com a Postal Saúde e a relevância de reunir os gestores para traçar objetivos audaciosos a serem alcançados pela Operadora, com o intuito de atender com excelência as vidas assistidas pela Operadora.
“Problematizem o que discutirem aqui. Tracem as melhores estratégias, foquem nas prioridades. Porque nós, os Correios, estaremos com a Postal Saúde para garantir a melhor implementação possível daquilo que os gestores e a diretoria executiva considerarem como estratégico. Reafirmamos o nosso compromisso de atravessar toda essa jornada de mãos dadas,” enfatizou Picoli.
O Diretor-Presidente da Postal Saúde, Eli Jr., enfatizou qual a meta que a Operadora pretende alcançar, tendo o Planejamento Estratégico como um norteador para esta conquista.
“Evoluir em 90 dias, três anos. Por isso geramos a pressão grande para elaboração do Planejamento Estratégico, montar os números, uma pressão grande para lançarmos todos os desafios que temos pela frente até a chegada do nosso objetivo. O resultado é uma consequência de uma série de atos, e é por isso que traçamos um plano estratégico”, declarou Eli Jr.
Após as boas-vindas, os indicadores estabelecidos no Planejamento Estratégico 2024-2027 foram apresentados. “Ao final deste período, em 2027, nossa principal meta, conforme estabelecido neste plano estratégico, é obter o selo de acreditação para a operadora”, enfatizou Helder Zech, gerente de Estratégia, Processos, Riscos e Controles Internos da Postal Saúde.
O Diretor de Operações de Saúde da Postal, Thiago Braga, deu início à série de palestras tratando do tema sobre “Assistência Primária à Saúde (APS) e as estratégias para uma experiência excepcional”.
Por meio de demonstrativo panorâmico dos resumos e métricas de adesões conquistados pela Operadora, Thiago pontuou quais as ferramentas usadas para impulsionar o crescimento do serviço e como expandi-lo.
“Os gestores precisam conhecer, ter um perfil epidemiológico de sua carteira para inserir as linhas de cuidado, para o atingimento de encaminhamentos acertados, melhor resolutividade e melhor entrega de valor aos nossos beneficiários”.
Braga apontou também os próximos avanços para que, por meio de um cuidado de saúde integrado e personalizado, beneficiários da Postal Saúde obtenham uma experiência acolhedora e resolutiva.
Atualmente, a APS dispõe de 207 mil beneficiários, em 21 estados do Brasil. Em abril deste ano, a Operadora contou com o total de 8.998 inscritos nos serviços APS, o que representa 6% da população elegível.
No segundo painel, Pablo Castro, que ocupa a posição de Diretor de Produtos, Relacionamento e Mercado, abordou o tema “Perspectivas de Crescimento”. Sua meta era investigar as possibilidades para potencializar o avanço da Postal Saúde, com ênfase nos beneficiários e na ampliação dos serviços da Operadora. Sua exposição foi embasada na análise e compreensão da relevância e dos obstáculos dos Planos de Saúde no Brasil, resultantes de uma avaliação minuciosa do mercado.
Dados da evolução dos serviços da Postal Saúde também foram levantados e levados à discussão para dimensionar o ponto de partida e chegada da Operadora em curto, médio e longo prazo. “O que devemos fazer a partir de hoje é parar de lamentar e pensar no que devemos fazer daqui para frente, com todos os gestores caminhando na mesma sintonia”, destacou Castro.
Luiz Henrique Oliveira, Conselheiro Deliberativo e Gerente da Ouvidoria dos Correios, foi um dos convidados de honra para dialogar com as lideranças da Postal Saúde. Ele destacou a relevância da Ouvidoria na promoção da governança e no aprimoramento dos serviços de Saúde Suplementar.
De acordo com o conselheiro, o atendimento deve ser realizado de modo respeitoso e por meio de uma escuta atenta e humanizada. “O atendimento da Ouvidoria deve ser empático, entender o que o beneficiário está passando. A pessoa está com um problema, um tratamento grave, por exemplo. Para cuidar dessa pessoa, é preciso sentir o que o cliente está sentindo. É preciso imergir no problema antes de solucioná-lo”, lembrou Luiz.
Para isto, uma das ações destacadas na missão da Ouvidora na relação com o cliente são: respeito, comunicação clara e empática, ambiente acolhedor e seguro e escuta ativa. E com relação aos colaboradores, a equipe precisa se respeitar mutuamente, tendo sempre presente a educação e informação e reuniões para feedback.
Na ocasião, Luiz Henrique apontou iniciativas e possíveis barreiras. “Não é uma fala para desencorajar o atingimento, mas para tudo que dialogamos hoje é para incorporar o atingimento da Postal Saúde com qualidade, com saúde, já que estamos falando de saúde”, reiterou o Ouvidor.
Enriquecendo ainda mais o evento, a Diretora de Desenvolvimento Organizacional, Elaine Goulart, pontuou aspectos essenciais sobre o tema “O papel estratégico do acolhimento e atendimento de pessoas na promoção da Governança e na melhoria dos serviços de Saúde Suplementar”.
A discussão se deu em torno da relevância do acolhimento e atendimento de pessoas como mecanismo de controle social, mediação de conflitos e aprimoramento dos serviços de saúde prestados.
“No final das contas quem é que vai gerar resultado são as pessoas, nós podemos ter o melhor sistema de gestão implantado na empresa, não vai atingir os resultados esperados sem o protagonismo das pessoas, as quais são essenciais para o avanço de qualquer organização”, destacou Elaine.
Goulart também chamou a atenção dos presentes para tratar sobre a cultura organizacional das empresas como elemento fundamental para o êxito do Planejamento Estratégico.
“Cultura é comportamento, ela não precisa ser dita e, se os gestores de uma empresa não se orgulha da cultura da organização que faz parte, é necessário então modelar a cultura organizacional na qual estão inseridos. A alta performance da empresa requer isto, a cultura organizacional polida tem o poder de dar saltos expressivos nos resultados e negócios da empresa”, explanou.
Encerrando o evento, o diretor financeiro, Ricardo Léda, tratou sobre “Inovações na Postal Saúde”. Léda destacou, como sendo fundamental para a instituição, a implementação da cultura de dados, por meio de processos mais fluidos, planejamento hábil e a implementação da cultura da informação.
“O nosso foco a partir de hoje deve ser na inovação. Temos avante alvos importantes para alcançar e todos juntos vamos será possível alcançar todos eles. A hora é agora”, enfatizou Léda.
No que diz respeito aos beneficiários, o diretor tratou sobre o projeto de revitalização das Unidades Regionais, com o intuito de tornar o ambiente mais tecnológico, agradável e receptivo. Além de medidas internas que estimulem o êxito das entregas.
Categories:
Tags:
Área do Credenciado
Endereço: St. Hoteleiro Sul Q. 1 - Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400