página principal > Notícias

“Evoluir em 90 dias, três anos”, disse diretor-presidente da Postal Saúde, Eli Jr.

Declaração foi proferida durante o encerramento do evento de Governança Corporativa, que reuniu gestores das unidades regionais e da sede da Operadora

21 de junho de 2024 - Atualizado em 21 de junho de 2024

No último dia da 2ª edição do Encontro de Governança Corporativa da Postal Saúde, a abertura dos trabalhos foi conduzida pela Diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli Agatte. Sua participação reiterou o compromisso e parceria dos Correios com a Postal Saúde e a relevância de reunir os gestores para traçar objetivos audaciosos a serem alcançados pela Operadora, com o intuito de atender com excelência as vidas assistidas pela Operadora.

“Problematizem o que discutirem aqui. Tracem as melhores estratégias, foquem nas prioridades. Porque nós, os Correios, estaremos com a Postal Saúde para garantir a melhor implementação possível daquilo que os gestores e a diretoria executiva considerarem como estratégico. Reafirmamos o nosso compromisso de atravessar toda essa jornada de mãos dadas,” enfatizou Picoli.

abertura do evento corporativo da postal saude, com a diretora dos correios juliana agatte
Juliana Picoli Agatte (Foto: Postal Saúde/Filipe Rodrigues)

O Diretor-Presidente da Postal Saúde, Eli Jr., enfatizou qual a meta que a Operadora pretende alcançar, tendo o Planejamento Estratégico como um norteador para esta conquista.

“Evoluir em 90 dias, três anos. Por isso geramos a pressão grande para elaboração do Planejamento Estratégico, montar os números, uma pressão grande para lançarmos todos os desafios que temos pela frente até a chegada do nosso objetivo. O resultado é uma consequência de uma série de atos, e é por isso que traçamos um plano estratégico”, declarou Eli Jr.

diretor presidente da postal saude discursa em evento corporativo da operadora
Eli Jr. (Foto: Postal Saúde/Filipe Rodrigues)

Após as boas-vindas, os indicadores estabelecidos no Planejamento Estratégico 2024-2027 foram apresentados. “Ao final deste período, em 2027, nossa principal meta, conforme estabelecido neste plano estratégico, é obter o selo de acreditação para a operadora”, enfatizou Helder Zech, gerente de Estratégia, Processos, Riscos e Controles Internos da Postal Saúde.

Palestras

O Diretor de Operações de Saúde da Postal, Thiago Braga, deu início à série de palestras tratando do tema sobre “Assistência Primária à Saúde (APS) e as estratégias para uma experiência excepcional”.

Por meio de demonstrativo panorâmico dos resumos e métricas de adesões conquistados pela Operadora, Thiago pontuou quais as ferramentas usadas para impulsionar o crescimento do serviço e como expandi-lo.

“Os gestores precisam conhecer, ter um perfil epidemiológico de sua carteira para inserir as linhas de cuidado, para o atingimento de encaminhamentos acertados, melhor resolutividade e melhor entrega de valor aos nossos beneficiários”.

fala do diretor thiago isola braga em evento da postal saude
Thiago Isola Braga (Foto: Postal Saúde/Filipe Rodrigues)

Braga apontou também os próximos avanços para que, por meio de um cuidado de saúde integrado e personalizado, beneficiários da Postal Saúde obtenham uma experiência acolhedora e resolutiva.

Atualmente, a APS dispõe de 207 mil beneficiários, em 21 estados do Brasil. Em abril deste ano, a Operadora contou com o total de 8.998 inscritos nos serviços APS, o que representa 6% da população elegível.

No segundo painel, Pablo Castro, que ocupa a posição de Diretor de Produtos, Relacionamento e Mercado, abordou o tema “Perspectivas de Crescimento”. Sua meta era investigar as possibilidades para potencializar o avanço da Postal Saúde, com ênfase nos beneficiários e na ampliação dos serviços da Operadora. Sua exposição foi embasada na análise e compreensão da relevância e dos obstáculos dos Planos de Saúde no Brasil, resultantes de uma avaliação minuciosa do mercado.

Dados da evolução dos serviços da Postal Saúde também foram levantados e levados à discussão para dimensionar o ponto de partida e chegada da Operadora em curto, médio e longo prazo. “O que devemos fazer a partir de hoje é parar de lamentar e pensar no que devemos fazer daqui para frente, com todos os gestores caminhando na mesma sintonia”, destacou Castro.

diretor pablo castro faz discurso em evento da postal saude
Pablo Castro (Foto: Postal Saúde/Esdras Messias)

O papel da Ouvidoria

Luiz Henrique Oliveira, Conselheiro Deliberativo e Gerente da Ouvidoria dos Correios, foi um dos convidados de honra para dialogar com as lideranças da Postal Saúde. Ele destacou a relevância da Ouvidoria na promoção da governança e no aprimoramento dos serviços de Saúde Suplementar.

De acordo com o conselheiro, o atendimento deve ser realizado de modo respeitoso e por meio de uma escuta atenta e humanizada.  “O atendimento da Ouvidoria deve ser empático, entender o que o beneficiário está passando. A pessoa está com um problema, um tratamento grave, por exemplo. Para cuidar dessa pessoa, é preciso sentir o que o cliente está sentindo. É preciso imergir no problema antes de solucioná-lo”, lembrou Luiz.

Para isto, uma das ações destacadas na missão da Ouvidora na relação com o cliente são: respeito, comunicação clara e empática, ambiente acolhedor e seguro e escuta ativa. E com relação aos colaboradores, a equipe precisa se respeitar mutuamente, tendo sempre presente a educação e informação e reuniões para feedback.

Na ocasião, Luiz Henrique apontou iniciativas e possíveis barreiras. “Não é uma fala para desencorajar o atingimento, mas para tudo que dialogamos hoje é para incorporar o atingimento da Postal Saúde com qualidade, com saúde, já que estamos falando de saúde”, reiterou o Ouvidor.

palestra sobre ouvidoria com o conselheiro luiz henrique oliveira
Luiz Henrique Oliveira (Foto: Postal Saúde/Filipe Rodrigues)

Enriquecendo ainda mais o evento, a Diretora de Desenvolvimento Organizacional, Elaine Goulart, pontuou aspectos essenciais sobre o tema “O papel estratégico do acolhimento e atendimento de pessoas na promoção da Governança e na melhoria dos serviços de Saúde Suplementar”.

A discussão se deu em torno da relevância do acolhimento e atendimento de pessoas como mecanismo de controle social, mediação de conflitos e aprimoramento dos serviços de saúde prestados.

“No final das contas quem é que vai gerar resultado são as pessoas, nós podemos ter o melhor sistema de gestão implantado na empresa, não vai atingir os resultados esperados sem o protagonismo das pessoas, as quais são essenciais para o avanço de qualquer organização”, destacou Elaine.

palestrante elaine goulart falando sobre gestao de pessoas em evento da postal saude
Elaine Goulart (Foto: Postal Saúde/Filipe Rodrigues)

Goulart também chamou a atenção dos presentes para tratar sobre a cultura organizacional das empresas como elemento fundamental para o êxito do Planejamento Estratégico.

“Cultura é comportamento, ela não precisa ser dita e, se os gestores de uma empresa não se orgulha da cultura da organização que faz parte, é necessário então modelar a cultura organizacional na qual estão inseridos. A alta performance da empresa requer isto, a cultura organizacional polida tem o poder de dar saltos expressivos nos resultados e negócios da empresa”, explanou.

Encerrando o evento, o diretor financeiro, Ricardo Léda, tratou sobre “Inovações na Postal Saúde”. Léda destacou, como sendo fundamental para a instituição, a implementação da cultura de dados, por meio de processos mais fluidos, planejamento hábil e a implementação da cultura da informação.

“O nosso foco a partir de hoje deve ser na inovação. Temos avante alvos importantes para alcançar e todos juntos vamos será possível alcançar todos eles. A hora é agora”, enfatizou Léda.

diretor ricardo leda em discurso no evento corporativo da postal saude
Ricardo Léda (Foto: Postal Saúde/Esdras Messias)

No que diz respeito aos beneficiários, o diretor tratou sobre o projeto de revitalização das Unidades Regionais, com o intuito de tornar o ambiente mais tecnológico, agradável e receptivo. Além de medidas internas que estimulem o êxito das entregas.