“Fraude e seus impactos” é tema de palestra realizada em alusão ao mês de conscientização da Auditoria Interna

Durante o mês de maio, a Postal Saúde vem realizando uma série de encontros para abordar temas relacionados à Auditoria Interna (AI), em comemoração ao mês de conscientização sobre a importância do trabalho do setor. Na segunda-feira (20/5), a Operadora organizou um evento no formato híbrido para discutir o tema “Fraude e seus impactos”. A palestra foi conduzida pelo professor Eloir Joakinson Junior, que também é Presidente da UEG Araucárias S.A e Conselheiro de Administração.

Na ocasião, Eloir abordou o conceito abrangente de fraude e erros, ressaltando a distinção entre ambas as ações. Ele explicou que uma é um ato intencional, enquanto a outra ocorre sem a intenção de prejudicar a empresa. O especialista também apresentou dados globais sobre fraudes, indicando que 73% dos casos são cometidos por homens e 23% por mulheres. O palestrante destacou ainda os chamados pontos de atenção na auditoria e o que pode ser feito para corrigir as práticas indevidas dentro das empresas.

Para reflexão sobre o assunto, o professor afirma:

“Quando a fraude é materializada, ela deteriora os artefatos de governança de uma organização. Ela vai de encontro com o propósito institucional (missão, visão e valores)”.

Para mitigar ações fraudulentas nas organizações, é essencial a atuação eficiente dos mecanismos de monitoramento, treinamento e conscientização a respeito de condutas como essa, além de facilitar o acesso aos canais de denúncia.

O Diretor-Presidente da Postal Saúde, Eli Melo, sublinhou a importância da iniciativa:

“Fazemos o compromisso de atuar no que for necessário e dar mais aderência ao que foi colocado na palestra de hoje, como melhorar os atendimentos de auditoria e ter como meta de zero auditorias. Vamos aprofundar as discussões sobre política de alçada também… Nosso compromisso é com a seriedade, com a auditoria e com o desenvolvimento da Postal saúde”, destacou Eli.

Cristina Lino Gomes Ferreira, Auditora- Chefe da Postal, também fez suas considerações sobre a realização do encontro:

“O momento abriu o nosso leque para pensar em como podemos atuar melhor na operadora. A nossa inserção no mercado, enquanto o setor de saúde, é muito sensível, as fraudes são grandes e por isso precisamos atuar com mais precisão e celeridade. Para isso, contamos com a atuação dos colaboradores internos, para haver conscientização e prevenção dos casos de fraudes”, pontuou Cristina.

Novo sistema

Após a palestra, houve uma demonstração do sistema Perinity, que será implementado pela Auditoria Interna da Postal Saúde. O objetivo é demonstrar as funcionalidades do sistema que serão empregadas na Operadora.
 
A demonstração foi conduzida por Débora Lustosa, Analista de Implantação da Perinity. Durante o evento, ela forneceu insights valiosos e esclarecimentos detalhados sobre o funcionamento e a aplicabilidade do sistema, contribuindo significativamente para o sucesso da implementação.

Sobre a campanha

O mês de maio foi instituído como o Mês Internacional de Conscientização da Auditoria Interna, por iniciativa do Instituto Internacional de Auditores Internos (IIA).

Desde 2020, o Instituto dos Auditores Internos (IIA) Brasil promove a campanha nacional chamada “IIA May Brasil”. Esta campanha tem como objetivo premiar as empresas localizadas no Brasil que realizam as melhores atividades de conscientização da profissão de auditoria interna durante todo o mês designado à Conscientização da Auditoria Interna.

O objetivo desta iniciativa é estimular profissionais, empresas e órgãos públicos a desenvolverem ações de valorização acerca do real propósito do trabalho de auditoria.

Categories:

Tags: