Janeiro Branco: o que fazer pela sua saúde mental para combater o burnout
Categories:
Tags:
A Postal Saúde é uma entusiasta da campanha Janeiro Branco, que ressalta a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional. Dessa forma, a Operadora vê o período como uma grande oportunidade de se aprofundar nos vários elementos que influenciam o adoecimento psíquico da população.
A Campanha Janeiro Branco é reconhecida como a maior iniciativa mundial voltada para a saúde mental, fundamentando-se em uma visão profundamente multidimensional, que reflete a complexidade da experiência humana.
Criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão, a campanha se tornou um marco no calendário brasileiro e, desde 2023, é oficialmente reconhecida como Lei Federal (Lei nº 14.556/23).
Neste ano, o tema é: “Como cuidar da saúde mental agora e sempre?”. O objetivo é incentivar toda a sociedade civil organizada a apoiar ações concretas que coloquem a saúde mental como uma prioridade coletiva.
A vida contemporânea, marcada pela aceleração, pela carga de atividades e responsabilidades e pela constante exposição a informações impactantes pode criar um ambiente propício para o surgimento de transtornos mentais e emocionais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia de Covid-19. Um estudo epidemiológico do Ministério da Saúde revela que, em média, até 15,5% da população brasileira pode experimentar depressão ao menos uma vez na vida.
Conforme os dados mais recentes do Mapa Assistencial da Saúde Suplementar, elaborado pela ANS, em 2023, foram registradas 294.594 internações psiquiátricas, representando 3,21% do total de internações do ano. Quanto às sessões de psicoterapia individuais, no mesmo período, contabilizaram-se mais de 45 milhões em todo o Brasil, enquanto as sessões de psiquiatria somaram mais de 6 milhões no país.
Segundo o Instituto Janeiro Branco, a saúde mental é, por natureza, um campo pluridimensional e transdisciplinar. Isso significa que ela atravessa diversas áreas do conhecimento e dialoga com múltiplas realidades humanas. Questões como qualidade de vida, bem-estar emocional e a harmonia nas relações interpessoais são influenciadas por fatores biológicos, psicológicos, sociais, culturais e até econômicos.
Dessa forma, profissionais de diversas áreas podem contribuir com suas visões e conhecimentos. Psicólogos e psiquiatras detêm técnicas e estratégias específicas, mas profissionais de educação física podem auxiliar na promoção do bem-estar por meio da atividade física, por exemplo.
Um transtorno que se tornou mais comum devido ao estilo de vida da sociedade contemporânea, especialmente nas áreas urbanas, é a Síndrome de Burnout. Conhecida como síndrome do esgotamento físico e psicológico no ambiente profissional, ela resulta do estresse crônico que não foi adequadamente gerenciado.
Assim, o Burnout – que em inglês significa ‘esgotamento’ – surge da interação do indivíduo com seu ambiente de trabalho e se desenvolve gradualmente, fruto de um desequilíbrio em situações de estresse constante ou prolongado no ambiente laboral.
A OMS classifica como doença ocupacional os problemas de saúde que o trabalhador adquire ao ficar exposto a fatores de risco decorrentes de sua atividade laboral, afetando sua saúde física e mental.
O Burnout se manifesta de forma lenta e progressiva, acumulando sinais e sintomas que nem sempre se apresentam simultaneamente, o que frequentemente os torna invisíveis. Seus sintomas assemelham-se a outras condições de saúde, como estresse, fadiga, ansiedade e depressão. Contudo, é crucial destacar que Burnout e estresse, por exemplo, não são a mesma coisa e podem ser confundidos.
O estresse é uma resposta fisiológica automática do corpo a circunstâncias que demandam adaptações comportamentais e grande esforço emocional, podendo estar relacionado a qualquer área da vida. Após a situação estressante e um período de descanso, a pessoa consegue retornar ao seu estado de equilíbrio.
Todo diagnóstico deve ser realizado por um profissional de saúde mental (psicólogo ou psiquiatra), que poderá orientar as melhores formas de tratamento, conforme cada caso específico.
Os beneficiários da Postal Saúde podem procurar atendimento por meio das clínicas de saúde integrativa, consultórios digitais e pela ampla rede credenciada de alto padrão para cuidar da sua saúde mental.
Cuide-se, você é especial!
Categories:
Tags:
Área do Credenciado
Endereço: St. Hoteleiro Sul Q. 1 - Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400