Dia 19 de setembro é o dia de celebrar o exercício do trabalho desempenhado pelos ortopedistas, a data foi instituída em 1935, no mesmo ano em que foi fundada a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Os profissionais especializados nessa área atuam nos cuidados com os ossos, músculos e articulações. Tratam lesões, fraturas, luxações, tumores, infecções e doenças crônicas.

Dentre vários casos atendidos por um ortopedista, dois bastante frequentes são a tendinite e a bursite. Vamos entender melhor como se dá este tipo de sintomas no corpo.

Conceitos

A tendinite é uma irritação ou inflamação dos tendões, o quais tem a finalidade de transmitir força muscular suficiente para movimentar o osso. As regiões do corpo mais afetadas são punhos, cotovelos, joelhos, em torno dos ombros e nos tornozelos. Ela se dá em virtude de esforços repetitivos, também chamados de LER.

É muito comum entre pessoas que têm em sua rotina de trabalho a necessidade de digitar por muitas horas do dia, o desconforto de dores no pulso ou no braço. Ficar com as mãos na mesma posição por muito tempo pode ocasionar tendinite. De igual modo, as doenças autoimunes podem gerar complicações nos tendões, pois o organismo pode entender que os tendões são uma ameaça ao corpo.

Para tratar a tendinite é necessário dar algumas pausas durante o dia para que o local lesionado descanse. Isso fará com que o tratamento seja eficaz. Alguns casos requerem o uso de talas, bandagem ou cinta, com intuito de aliviar as dores e diminuir o movimento da musculatura e dos tendões.

Ortopedistas também fazem prescrição médica para uso de medicamentos. Se, eventualmente, a inflamação estiver muito avançada, será necessário realizar uma cirurgia.

Quanto a bursite é uma inflamação ou irritação da pequena bolsa que fica entre o osso, os músculos, pele ou tendões. Ela é responsável por facilitar a locomoção entre estas estruturas. Ela é facilmente confundida com artrite, porque ambas apresentam sintomas semelhantes.

Os sintomas da bursite são a rigidez e a dor incômoda ao fazer algum movimento. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a dor aumenta no período da noite e pode haver inchaço no local. Ela pode se desenvolver também por esforço repetitivo, ou pequenos traumas, má postura ou pela prática de exercícios físicos. É importante respeitar o limite do corpo.

Assim como em casos de tendinite, a bursite requer descanso do membro do corpo afetado. O uso de talas também é recomendado pelos ortopedistas, pois ajuda na imobilização. As conduções de calor e o uso de anti-inflamatórios também fazem parte do tratamento da bursite.

Lembrando que quanto antes for detectado, maiores são as chances de dar prosseguimento às atividades diárias de forma mais saudável e sem desconfortos. Portanto, aproveite as vantagens do seu plano de saúde e marque já uma avaliação com o ortopedista.  

A Postal Saúde parabeniza todos os profissionais ortopedistas pelo seu dia e belíssimo trabalho!

Categories:

Tags: