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Novembro azul | Postal Saúde alerta sobre baixa adesão aos exames preventivos do câncer de próstata

Homens a partir de 50 anos e aqueles a partir de 45 anos, com histórico familiar da doença, devem fazer a prevenção

17 de novembro de 2022 - Atualizado em 23 de novembro de 2022

 

As Filiais da Postal Saúde, em parceria com as Superintendências Estaduais dos Correios, mobilizam-se todos os anos em torno da campanha Novembro Azul. O objetivo é conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Muitas atividades estão sendo realizadas por todo o País, com palestras, distribuição de material informativo e tira-dúvidas com especialistas.

Pertencem ao público-alvo da campanha todos os homens a partir de 50 anos e aqueles, a partir dos 45 anos, com histórico familiar de câncer de próstata, beneficiários dos planos Correios Saúde II e Viver Saúde.

Mas a adesão aos exames preventivos  está muito baixa, segundo levantamento feito pela Gerência de Planos de Saúde (GEPLA) da Postal Saúde.  Leia a matéria a seguir para entender o porquê.

Desafio mundial: derrubar preconceitos e tabus

Um dos desafios da campanha Novembro Azul, que acontece todos os anos, no mundo inteiro, é derrubar o preconceito, o tabu e a desinformação da população masculina com relação aos exames preventivos, principalmente o toque retal.

Isso porque, como consequência do machismo estrutural que impera nas sociedades contemporâneas, os homens foram educados para não demonstrar suas vulnerabilidades. Conceitos como “homem tem que ser forte” (portanto, não precisa ir ao médico) ou “isso não é coisa de homem” (referindo-se ao exame de toque retal) afastam o público masculino dos cuidados de saúde.

O assunto foi abordada na editoria de Saúde da revista Veja, em 30 de junho de 2021, com o título “Machismo faz, sim, mal à saúde”.

”Nos consultórios de urologia, os estragos do machismo ganham contornos dramáticos. Médicos dessa especialidade veem homens desenvolvendo câncer de pênis por não higienizar corretamente o órgão depois das relações sexuais e diagnosticando câncer de próstata tardiamente por se recusar a fazer o exame de toque retal”, destaca a matéria.

Entrevistado pela revista, o urologista João Brunhara afirmou que “o toque retal é simples, rápido e indolor”. E, juntamente com os exames complementares, é muito importante para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Baixa adesão dos homens aos cuidados de saúde

Na prática, os números confirmam a teoria de que os homens cuidam muito pouco da saúde. Um levantamento realizado pela Gerência de Planos de Saúde da Postal Saúde indica que apenas 18,97% dos beneficiários do Correios Saúde II, pertencentes do público-alvo da campanha Novembro Azul, realizaram ao menos um dos quatro exames solicitados para prevenção e rastreamento do câncer de próstata.

Os exames preventivos recomendados são:

–  Antígeno específico prostático livre (PSA livre) – pesquisa e/ou dosagem

– Antígeno específico prostático total (PSA) – pesquisa e/ou dosagem

– Exame de próstata transretal

– Ultrassonografia da próstata (via abdominal)

Filiais: De olho no público-alvo

Em todos os estados, a realização dos exames preventivos entre o público-alvo está muito abaixo do esperado. O Espírito Santo, que registrou o maior percentual de atendimentos, alcançou apenas 31,79% destes beneficiários, seguido por Ceará (30,9%) e Paraíba (30,55%).

Segundo o levantamento da Gerência de Planos de Saúde, as faixas etárias com percentual mais elevado de realização de exames foram: a partir de 59 anos (22,98%), de 54 a 58 anos (18,57%), 49 a 53 anos (14,73%) e 44 a 48 anos (13.37%), conforme o quadro a seguir:

 

Quadro – Análise o percentual de beneficiários que realizaram atendimento em comparação ao público-alvo, coforme faixa-etária:

 

 

Quanto aos beneficiários do Viver Saúde, apenas 16,3% do público-alvo tiveram algum atendimento classificado como preventivo.

“Mais saúde, mais felicidade”

“Ao cuidar de sua saúde, o homem preserva a saúde e a qualidade de vida de toda a família, que poderá desfrutar, por muito mais tempo, de momentos felizes juntos”, lembra a gerente de Planos de Saude da Operadora, Liliane Dutra Leonel, responsável pelo levantamento.

Orientação da Postal Saúde

Com o intuito de sensibilizar maior número de beneficiários para a campanha Novembro Azul, a Postal Saúde orienta seus beneficiários a partir de 50 anos e a partir dos 45 anos, com histórico familiar de câncer de próstata, para buscarem a rede credenciada em seu estado. O atendimento começa com uma consulta ao urologista ou ao médico de família, que irá avaliar a situação clínica de cada um e, a partir daí, solicitar os exames.

Encontre aqui o prestador mais próximo de sua localidade

Estratégia Saúde & Família

Para acompanhar a saúde dos beneficiários, a Operadora oferece também a Estratégia Saúde & Família no DF e na maioria dos estados brasileiros. Acesse o link da página para mais informações.

Leia também:  Homem, previna-se do câncer de próstata! Pense azul o ano inteiro!

Confira a Cartilha publicada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca):

Câncer de Próstata: Vamos falar sobre isso?

Como entrar em contato com a Postal Saúde

Em caso de dúvidas, o beneficiário pode entrar em contato com a Filial da Postal Saúde do seu estado. Os endereços podem ser consultados na página Encontre sua Filial.

Outra opção é ligar para o 0800 888 8116 da Central de Atendimento ao Beneficiário. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados.

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