página principal > Notícias

Novembro Azul: Postal Saúde lança campanha de prevenção do câncer de próstata

As mobilizações ocorrem em todo o país, em parceria com os Correios     

31 de outubro de 2023 - Atualizado em 1 de novembro de 2023

A campanha Novembro Azul costuma ser bem movimentada na Postal Saúde. Durante todo o mês, as filiais da Operadora e as superintendências regionais dos Correios se unem com os prestadores de serviço em torno de uma só causa: conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Esse tipo de câncer, o mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca)

O que é a próstata?

É uma glândula presente nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.

Sintomas suspeitos    

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Mas atenção, pois esses sintomas também ocorrem devido a doenças  benignas da próstata, como:

  • Hiperplasia benigna, que é o aumento benigno da próstata. Esse problema afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos, e ocorre naturalmente com o avançar da idade.
  • Prostatite, que é uma inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias.

 

Confira a cartilha do Ministério da Saúde: Câncer de próstata. Vamos falar disso?

 

Exames preventivos

A prevenção é a arma mais eficaz para o diagnóstico precoce e a cura do câncer de próstata. Os exames preventivos mais comuns são: consultas médicas especializadas, exames de rotina, como o exame de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), além de exames complementares, como a ressonância magnética e a biópsia.

Atendimento pela Postal Saúde  

Para dar suporte e apoio aos beneficiários, a Operadora conta com uma ampla oferta de atendimento. Confira a seguir.

 Serviço de Atenção Primária à Saúde (APS): grande aliado da prevenção

Se você é beneficiário da Postal Saúde, o serviço de Atenção Primária à Saúde (APS), mais conhecido como Estratégia Saúde & Família, é uma excelente oportunidade para realizar seus exames preventivos.

Portanto, aproveite o Novembro Azul para se cadastrar na APS – Estratégia Saúde & Família e marcar sua primeira consulta. Todos os anos, várias vidas são salvas graças aos exames preventivos e aos cuidados da equipe de profissionais da Estratégia.

A Atenção Primária à Saúde adota o mesmo conceito de “médico de família”, sistema amplamente adotado nos países desenvolvidos. Além de cuidar da saúde de forma preventiva, contínua e integral, esse modelo permite mais economia para o bolso do beneficiário, uma vez que não há coparticipação das despesas nos serviços que integram o escopo da Estratégia.

Viu só? É a Postal Saúde cuidando de você e de seus dependentes no plano de saúde. Clique no link abaixo para entrar em contato com a APS e marcar a sua primeira consulta:

Saiba como funciona a Estratégia Saúde & Família em seu estado

Rede credenciada: mais de 13 mil prestadores

Caso a APS – Estratégia Saúde & Família ainda não tenha chegado ao seu estado, você pode buscar um profissional ou clínica na rede credenciada da Postal Saúde.

São mais de 13 mil prestadores pelo Brasil, com profissionais e especialistas capacitados para cuidar da sua saúde. Os serviços realizados terão coparticipação das despesas médicas.

Encontre um prestador credenciado perto de você


Por: Gerência de Comunicação da Postal Saúde
Fontes: Ministério da Saúde
Instituo Nacional do Câncer (Inca)