página principal > Notícias

Novo convênio de saúde ocupacional entre Postal Saúde e Correios já está em vigor   

Não houve alteração nas regras para o atendimento

3 de novembro de 2022 - Atualizado em 7 de novembro de 2022

 

Já está em vigor o novo convênio de saúde ocupacional firmado entre a Postal Saúde e os Correios, em 25/10, vinculado aos Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), de Conservação da Voz (PCV), aos Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais (AT/DO) e a outras atividades.

“O convênio irá atender todos os empregados dos Correios, independentemente de eles serem beneficiários ou não do plano de saúde”, ressalta a coordenadora de Serviços Conveniados da Operadora, Rosana Canella.

Segundo ela, a prestação de serviços pela rede credenciada terá duração de 12 meses e inclui ainda elaboração de pareceres, laudos, relatórios, realização de perícias, avaliação de saúde e homologação de atestados, entre outros.

As regras para o atendimento permanecem as mesmas do convênio anterior, inclusive os prazos e a documentação exigida para realização dos serviços e da prestação de contas.

Fluxo

De acordo com Rosana Canella, a solicitação inicial para o atendimento em Saúde Ocupacional é feita pelo SESMT dos Correios de cada regional diretamente à Filial da Postal Saúde no estado.

“A partir daí, cada serviço tem seu fluxo próprio de execução. Se o SESMT considerar pertinente a realização do serviço, encaminhará a demanda inicial para a  Filial executar”, explica a coordenadora.

A única exceção a esse fluxo é quanto à operacionalização dos exames médicos periódicos previstos no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).  “Nesse caso específico, no início de cada ano os Correios Sede liberam a lista com os empregados elegíveis para realizar os exames”, pontua a gestora.

Saiba mais

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) nas empresas é obrigatório e está regulamentado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo é promover e preservar a saúde dos trabalhadores, criando normas para evitar acidentes de trabalho e doenças relacionadas às atividades laborais.

Assim, para monitorar e controlar possíveis danos à saúde, o setor de RH das empresas solicita exames médicos relacionados à saúde ocupacional, como admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, demissionais, entre outros.

 


Por: Comunicação/Postal Saúde