Operadora promove palestra sobre Conscientização e Prevenção ao Assédio Moral, com o advogado Fabiano Machado

A Postal Saúde, por meio de uma iniciativa da Gerência de Compliance e Riscos, promoveu na última sexta-feira (4/10) a palestra sobre Conscientização e Prevenção ao Assédio Moral, ministrada pelo renomado advogado Fabiano Machado da Rosa, especializado em Compliance e Gestão de Crises Corporativas. O encontro foi realizado de modo híbrido, no Museu dos Correios, em Brasília/DF, e na Sede da Operadora, localizada também na capital federal.

Diretor de Operações de Saúde, Thiago Braga, abriu o evento e introduziu o tema ressaltando a importância do diálogo, lembrando da existência da linha tênue que existe nas práticas de assédio.   

“Existem dois extremos. O principal ponto é procurarmos a justiça dentro desse processo para que a vítima seja de fato a vítima, e o assediador seja de fato o assediador. O ideal é não fazermos com os outros aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco”, apontou o diretor.

Em seguida, Fabiano deu seguimento à palestra discorrendo sobre as causas que configuram assédio moral no trabalho.

“O assédio moral no trabalho é qualquer conduta violenta. Ou seja, uma conduta abusiva, gesto, palavra, comportamento, atitude, que atende por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho”, explicou.

O especialista destacou a forma como o assédio pode ocorrer nas empresas, aprofundando-se em exemplos práticos e dissecando os conceitos:

“Existe o assédio moral vertical descendente, que se dá quando o subordinado assedia moralmente o seu superior. Outro é o assédio vertical ascendente, ou seja, do superior para com o subordinado. Há o horizontal, feito por pessoas no mesmo pay grade, ou seja, do mesmo nível e hierárquico; e o misto, quando soma o superior a mais duas ou mais pessoas do setor com quem tem mais afinidade para falar mal da pessoa que está acima do peso, da que é negra, da pessoa que é gay, gaga, etc…”  

Outro ponto ressaltado por Fabiano Machado foi voltado às lideranças de uma organização. No feedback aos colaboradores quanto ao desempenho, por exemplo, é necessário saber como fazê-lo.

“Os feedbacks precisam ser dados para construção, não para destruição. As pessoas são o centro do processo e da entrega de uma companhia. A experiência dos colaboradores reflete na experiência do cliente. Inovação também é o que impacta na boa performance alcançado no final do dia para esse colaborador”, enfatizou.  

A íntegra da palestra foi gravada e está disponível para todo o quadro de colaboradores da Postal Saúde.

A notória caminhada profissional do advogado resultou na publicação de dois livros autorais: “Lições para um novo mundo corporativo” “Gestão de crises e diversidade”, além de outras publicações em diversas obras jurídicas. O amplo conhecimento e experiência sobre o tema, proporcionou aos colaboradores da Postal, um tempo de aprendizado e conscientização riquíssima da importância em manter o ambiente de trabalho acolhedor e respeitoso.

Programa de Integridade da Postal

 A Postal Saúde possui o Programa de Integridade e políticas associadas que conceituam e apresentam o combate ao assédio moral em todas as formas. Além disso, a Operadora tem uma unidade de Compliance responsável pelo monitoramento e implementação de políticas e ações voltadas para o Programa.

Outra ferramenta importante é o Canal de Denúncias, confidencial e seguro para todos os colaboradores da Operadora. O espaço possibilita que os funcionários denunciem casos de assédio moral sem receios de retaliações. A medida contribui para a promoção de uma cultura organizacional que valorize o respeito, a diversidade e a inclusão.

Canal de Denúncias da Operadora: www.postalsaude.com.br/canal-de-denuncias 

Ouvidoria:  0800 888 8120

Abaixo alguns registros especiais! 

(Fotos: Postal Saúde/ Filipe Rodrigues)

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