O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, celebrado anualmente em 28 de junho, comemora as conquistas da comunidade e a luta por um mundo mais justo. Mais do que uma data festiva, o dia serve como um lembrete da importância da diversidade e da necessidade de ações contínuas para combater a discriminação e o preconceito.
A Postal Saúde segue esse movimento e acredita que as empresas têm um papel fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva. Ao promoverem a diversidade e a inclusão LGBTQIAPN+, as organizações não apenas demonstram seu compromisso com os valores de respeito e justiça, como também colhem diversos benefícios.
Colaborador da Postal Saúde desde 2018, Nilton Querino é um homem cisgênero homossexual que vê na Operadora uma disposição para abraçar grupos antes excluídos.
O analista de inteligência de mercado conta que a sociedade tem evoluído, mas a Postal é um dos locais mais acolhedores que já trabalhou.
“Desde o momento em que chego à empresa, no contato inicial com o pessoal da recepção e cumprimentando os demais colaboradores pelos corredores até chegar à minha gerência, sinto-me respeitado e reconhecido como profissional, e procuro sempre manter essa imagem para promover um ambiente mais harmonioso e produtivo.
Tenho muito orgulho dos meus colegas de trabalho por me tratarem com respeito e aceitação, onde minha vida pessoal não é motivo de especulação ou discriminação”, diz Nilton.
O investimento em políticas de inclusão afeta diretamente a qualidade de vida dos colaboradores, melhorando inclusive aspectos formais e produtivos. O acolhimento e o reconhecimento levam à possibilidade de o colaborador desempenhar melhor suas atividades, focando sua atenção nas tarefas cotidianas e desenvolvendo senso de inovação e criatividade, por exemplo.
Assim, a visão de que a população LGBTQIAPN+ é bem acolhida na Postal Saúde está sendo construída a partir de uma cultura de integração e diversidade. Mais do que lembranças e posts nas redes sociais no dia 28 de junho, a Operadora tem previsões normativas para coibir qualquer tipo de preconceito, inclusive a LGBTfobia.
O Código de Conduta e Integridade da Postal Saúde, por exemplo, conta com uma sessão exclusiva para tratar de Assédio, Discriminação, Racismo e Preconceito. O documento traz expressamente que é vedado:
“…agir com discriminação de qualquer natureza, tais como idade, gênero, orientação sexual, raça, ideologia, religião, origem étnica, diversidade funcional, aparência, deficiência, sexismo, dentre outros”.
Além disso, a Operadora publicou, em 2024, uma Cartilha de Prevenção ao Assédio Moral. Como é sabido, uma das formas mais comuns de assédio é a discriminação pela orientação sexual, prática combatida pela Postal Saúde em todas as suas formas e manifestações.
Em pleno século XXI, o caminho da inclusão e da representatividade é um sinal de virtude para empresas que valorizam seus colaboradores. Como Nilton Querino explica, ainda existem comportamentos ofensivos que devem ser combatidos, mesmo com tantos avanços obtidos nos últimos anos.
“Comentários ofensivos, discriminação e julgamentos são práticas que infelizmente ocorrem de forma oculta. A desconstrução de certos conceitos é necessária para uma sociedade mais respeitosa.
É preciso conversar com as pessoas, compreender suas vivências, ideias e valores individuais. O diálogo é a melhor solução”, diz o colaborador.
Nilton ainda deixa um recado para a comunidade LGBTQIAPN+ sobre a vivência em uma grande empresa:
“Todos os dias são desafiadores, mas lembre-se sempre da sua dignidade e do seu valor como pessoa. Eduque-se sobre seus direitos e sobre as políticas corporativas que promovem a diversidade e a inclusão. Não hesite em procurar ajuda profissional, se necessário. Busque apoio em colegas de trabalho solidários e em amigos próximos”.
A diversidade é uma força que impulsiona o crescimento e a inovação. Ao abraçar a inclusão LGBTQIAPN+, construímos um futuro mais próspero e justo para todos.
Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.
Categories:
Tags:
Área do Credenciado
Endereço: St. Hoteleiro Sul Q. 1 - Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400