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Pesquisa de Satisfação: Postal Saúde é bem avaliada por 75% dos beneficiários

Foram entrevistados por telefone 384 beneficiários entre os dias 30 de janeiro e 15 de fevereiro deste ano     

17 de maio de 2021 - Atualizado em 21 de maio de 2021

 

 Postal Saúde é bem avaliada por 75% dos beneficiários titulares e dependentes do plano de saúde, que afirmaram estar satisfeitos com a atenção à saúde recebida. Na avaliação geral, 71% também aprovam a Operadora. Os dados fazem parte da Pesquisa de Satisfação dos BeneficiáriosAno base 2020,  realizada pela Global Trevo entre os dias 30 de janeiro e 15 de fevereiro deste ano.

Foram entrevistados por telefone 384 beneficiários, sendo 56% titulares e 44% dependentes da assistência médico-hospitalar e odontológica oferecida aos empregados dos Correios e da Postal Saúde em todo o território nacional.

A pesquisa quantitativa segue critérios e parâmetros técnicos estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS), a partir de indicadores de satisfação específicos. O objetivo é mensurar a satisfação dos beneficiários com os serviços prestados pela Operadora nos últimos 12 meses. Os resultados obtidos contribuem para compor o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS divulgado anualmente pela agência reguladora.

Uma das novidades deste ano é que, para conhecer a opinião dos beneficiários sobre outros temas, a Postal Saúde incluiu na enquete novos indicadores de avaliação, como “Interesse por serviços de Atenção Primária à Saúde”, “Utilização e avaliação dos canais de atendimento da Operadora”, “Forma de acesso às informações da Postal Saúde” e “Reembolso”.

A seguir, apresentamos os principais resultados da pesquisa.

 

Avaliação de indicadores estabelecidos pela ANS    

Com relação ao nível de atenção à saúde recebida, 75% dos beneficiários avaliam de forma positiva este indicador e 52% aprovam a lista de prestadores credenciados. Dos entrevistados, 60% com mais de 18 anos conseguiram acesso aos cuidados de saúde sempre ou na maioria das vezes que buscaram os serviços nos últimos 12 meses.

Quanto à atenção imediata recebida ao buscarem um serviço de saúde, 50% conseguiram atendimento sempre ou na maioria das vezes e 39% não precisaram de atenção imediata nos últimos 12 meses.

Os canais de atendimento da Operadora receberam avaliação positiva de 56% dos beneficiários. No que diz respeito aos documentos e formulários exigidos pela Operadora, 40% avaliam de forma positiva, 16% de forma regular e 34% afirmam que nunca preencheram documentos ou formulários exigidos.

No indicador para avaliar a frequência e a resolução das reclamações, 62% dos entrevistados não fizeram reclamações à Postal Saúde nos últimos 12 meses, e dos 38% restantes que fizeram, 26% tiveram suas demandas resolvidas.

Quanto à recomendação do plano de saúde para outras pessoas, 60% dos entrevistados afirmam que recomendariam o plano de saúde. Já no item para os beneficiários avaliarem o acesso à lista dos prestadores credenciadosa avaliação é positiva em mais de 50% dos casos.

 

Avaliação de indicadores incluídos pela Postal Saúde  

No indicador atenção primária à saúde,  78% dos entrevistados manifestam interesse em um possível oferecimento desses serviços, que focam no atendimento contínuo e integral do beneficiário e sua família por uma equipe multiprofissional de referência para acompanhá-los do nascimento à idade adulta.

Sobre os canais de comunicação mais utilizados, a pesquisa revelou que o site da Postal Saúde é o canal mais buscado pelos beneficiários (48%) para informar-se sobre os assuntos da Operadora, seguido do telefone (16%) e do e-mail (11%).

Quanto  à  avaliação dos canais de atendimento da Operadora,  entre os beneficiários que responderam à pesquisa, 72% afirmaram estar “satisfeitos” e “muito satisfeitos” com o serviço 0800; 66% com as redes sociais (Facebook, Youtube e Instagram); 65% com as filiais da Postal Saúde nos estados e 59% com a Ouvidoria.

Ao avaliarem o Reembolso,  91% dos entrevistados consideram importante ter um benefício como o reembolso e 63% avaliam positivamente a facilidade para solicitação. Ao todo, 13% dos beneficiários da Postal Saúde fizeram solicitação de reembolso nos últimos 12 meses, sendo que 3% fizeram mensalmente e 5% de forma anual.

Clique no link ao lado para conhecer a íntegra da  Pesquisa de Satisfação do Beneficiário – Ano base 2020 


Por: Comunicação/Postal Saúde
Foto: Dreamstime